Morre Valentina Cortese, atriz indicada ao Oscar por A Noite Americana, aos 96
Valentina Cortese, a atriz italiana mais conhecida por sua performance em A Noite Americana (1973), clássico de François Truffaut que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, morreu aos 96 anos. A notícia foi divulgada pela agência italiana Ansa.
Em A Noite Americana, Cortese interpretou Severine, uma estrela de cinema envelhecida e alcoólatra. A atriz também foi indicada ao Globo de Ouro pela atuação, e venceu o troféu do BAFTA.
Nascida em Milão, em 1923, Cortese começou a atuar nos anos 40. Em 1949, estrelou Mercado de Ladrões, do celebrado diretor Jules Dassin, que impulsionou sua carreira para Hollywood, onde atuou para mestres como Robert Wise (Terrível Suspeita, de 1951) e Joseph L. Makiewicz (A Condessa Descalça, de 1954).
Outros destaques da sua carreira foram As Amigas (1955, de Michelangelo Antonioni), Barrabás (1961, de Richard Fleischer), Olhos Diabólicos (1962, de Mario Bava), Julieta dos Espíritos (1965, de Federico Fellini), e Irmão Sol, Irmã Lua (1972, de Franco Zeffirelli).
A fase final da filmografia de Cortese foi marcada por As Aventuras do Barão Munchausen, clássico de 1988 de Terry Gilliam. A última aparição da atriz nas telas veio em 1993, quando retomou a parceria com Zeffirelli no filme Sonho Proibido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.