Topo

Como foi o ensaio e o que esperar da turnê comemorativa dos 20 anos de Amigos

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

04/07/2019 07h40

Sabe quando você reencontra aquele velho amigo que não vê há anos e depois de alguns minutos de conversa parece que o tempo separado não mudou nada na amizade?

Foi esse o clima que reinou ontem, em um estúdio de São Paulo, quando os sertanejos Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo se juntaram pela primeira vez para ensaiarem algumas músicas da turnê comemorativa de 20 anos do especial Amigos.

Lançado em 1995 como um especial de fim de ano da Globo, o Amigos vai ganhar uma nova edição neste ano. Mas ao contrário do que aconteceu nos anos 1990, o Amigos não terá apenas um especial para a TV, mas também uma turnê pelo Brasil, com shows confirmados em Belo Horizonte (20/7), Festa do Peão de Barretos (23/8), São Paulo (7/9), Porto Alegre (23/11) e Rio de Janeiro (14/12).

O UOL acompanhou o primeiro ensaio do grupo, que contou com muitas brincadeiras e nostalgia.

Qual a duração do show?

Os shows da turnê Amigos terão, pelo menos, 3 horas de duração. Diferente da turnê dos anos 1990, desta vez todos os artistas ficarão no palco 100% do tempo, sem revezamento. Até o momento, eles confirmaram quatro shows da turnê, mas estão planejando fazer outras dez apresentações no ano que vem.

Com Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo, o projeto "Amigos" completa 20 anos em 2019 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Zezé Di Camargo tocou sanfona durante o ensaio
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Zezé sanfoneiro

No ensaio, Zezé Di Camargo não parou um minuto. Ele assumiu a sanfona em Saudade de Minha Terra e pediu para que a banda tocasse a música mais acelerada. "Desse jeito o show vai ficar lento", explicou.

"Quando tocarmos Você Vai Ver, vamos jogar uma parte do refrão para a plateia. Tenho certeza que todos vão cantar juntos", comentou.

Zezé quase não ficou sentado ao lado dos amigos, se levantando a todo momento para cantar junto com a banda ou para dar alguma instrução aos músicos. Mesmo após o fim do ensaio, ele ficou junto à banda para saber como estava o andamento das músicas.

Leonardo da zoeira

O clima de zoeira no estúdio foi garantido por Leonardo, que fez graça com praticamente todo mundo e disparou um repertório de piadas de tiozão de fazer inveja.

Algumas delas: "Da turma, sou o único que não envelheceu porque estou conservado em álcool"; "Sabe o que eu faço com quem bebe? Faço amizade"; "Nunca fico nervoso no palco porque tomo cinco cachacinhas antes de cantar"; "Se for dirigir, não beba. Se for beber, me chama"; "Sabe por que eu bebo? Porque é líquido. Se fosse sólido, eu comia".

Leonardo - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Xororó chefão

Se Leonardo é o brincalhão, Xororó é o líder. É ele quem organiza a bagunça e pede para o pessoal parar com a zoeira e focar no ensaio. "Eu fico policiando o pessoal para eles não ficarem conversando ou o ensaio não rende", disse. Em pelo menos duas ocasiões, Xororó assumiu mesmo o papel de chefão e pediu foco para o pessoal perguntando se eles estavam ganhando por hora. "Se continuarem assim, vamos ficar aqui até amanhã", alertou.

Com Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo, o projeto "Amigos" completa 20 anos em 2019 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Ensaio do especial Amigos
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Chitãozinho nerd

Um teleprompter instalado no centro do estúdio informava as letras das músicas e os versos que cada artista deveria cantar individualmente. Pelo menos duas letras surgiram na tela com erro.

Chitãozinho não perdoou e parou o ensaio para corrigir. Lá do fundão, alguém da equipe brincou dizendo que o pessoal baixou as letras da música da internet.

A primeira correção rolou em Saudade de Minha Terra, que apareceu um verso escrito "eu digo com pena" corrigido por Chitãozinho para "eu fico com pena". A outra correção veio em Não Aprendi Dizer Adeus. Na letra estava escrito: "só Deus me machuca". "Pô, gente, corrige isso aí. Pelo amor de Deus, o certo é 'se o adeus me machucar'".

Surpresas

No final do ensaio, Luciano distribuiu alguns spoilers para os jornalistas. O cantor disse que o especial de TV terá uma música inédita composta por Xororó e que eles farão diversas homenagens a Leandro, que morreu em 1998. Uma dessas surpresas será o próprio palco, que terá o formato de uma letra "A". Esta letra era usada na camiseta de Leandro quando os seis cantores se reuniam formando a palavra Amigos.

Com Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo, o projeto "Amigos" completa 20 anos em 2019 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Zezé Di Camargo acompanha os músicos durante os ensaios
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Banda e palco

A banda que acompanhará a turnê é uma mistura dos músicos das duas duplas e do Leonardo. No ensaio havia 15 instrumentos de corda (entre guitarras, violões e cavaquinhos), uma sanfona, dois teclados e duas baterias, que foram tocados por 13 músicos (sendo três backing vocals). Quando a turnê começar, toda essa parafernália será distribuída em um palco com 42 metros de boca de cena, estrutura tridimensional e visão de 180 graus para o público.

Leandro

Xororó contou que Leonardo quis parar de cantar quando o irmão Leandro morreu, em 1998. "Mas eu não deixei. Ele tinha que seguir adiante", lembrou Xororó. Leonardo, no entanto, mesmo 21 anos depois da morte do irmão, ainda se emociona quando se lembra dele.

"Esse ensaio aqui já me fez lembrar dele. É mais fácil cantar com o irmão. Mas eu estou feliz de retomar o projeto e eu tenho certeza que o primeiro show, em Belo Horizonte, vai rolar uma emoção diferente em mim. Os quatro irmãos estão juntos e o meu não está. Vou me emocionar, e quando a gente se emociona a voz falta. Mas estou preparado".

Irmão de Zeca Camargo

O figurinista da turnê, Li Camargo, irmão do apresentador Zeca Camargo, também esteve no ensaio para tirar as medidas dos cantores e produzir as roupas no tamanho correto. Exceto por Luciano, nenhum dos artistas queria tirar as medidas.

Leonardo dizia para as pessoas que bastava "passar o ferro nas 'roupa véia'". Apenas no final do ensaio é que ele foi até o camarim para resolver o figurino. Mesmo assim, ele avisou. "Vocês sabem minhas medidas. Pode fazer aí que eu uso".

Repertório

Para não estragar a surpresa, os cantores não revelaram todas as músicas que irão apresentar, mas deram uma prévia daquelas que devem entrar no repertório.

1. Saudade de Minha Terra (Adeus Paulistinha)
2. Disparada
3. Evidências
4. Fio de Cabelo
5. Não Aprendi Dizer Adeus
6. Página de Amigos
7. Você Vai Ver
8. Temporal de Amor
9. No Dia Que Saí de Casa
10. É o Amor
11. Estrada da Vida
12. Nuvem de Lágrimas
13. Galopeira/ Vá Para o Inferno
14. Sinônimos
15. Pense em Mim