Topo

Teaser de Bacurau destaca prêmio em Cannes: Arte salva humanidade dos idiotas

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

25/06/2019 16h37

Foi divulgado hoje um novo teaser de Bacurau, filme dos diretores brasileiros Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho que venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes há um mês. O vídeo traz o discurso do cineasta americano Michael Moore, que entregou a estatueta.

"A arte, em tempos sombrios, é o que ajuda a salvar a humanidade dos autocratas e dos idiotas. E são os artistas que inspiram o povo a não desistir, a não entrar em desespero, a rir da loucura, a se erguer e derrotar a insanidade com amor", discursa o documentarista famoso por filmes como Tiros em Columbine e Farenheit 11 de Setembro.

Bacurau - SBS Distribution - SBS Distribution
Cena do filme Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Imagem: SBS Distribution

Estrelado por Sônia Braga, o longa de aventura e ficção científica foi gravado no Nordeste e retrata um povoado do sertão em luta pela morte da querida Dona Carmelita. Após alguns dias, eles percebem que a tranquilidade da região está ameaçada e que o passado guarda um segredo.

Bacurau estreou mundialmente em 15 de maio durante a programação do festival francês e chega aos cinemas brasileiros em 29 de agosto.

Após a premiação em Cannes, o longa já foi exibido no Festival de Cinema de Sidney, na Austrália, e no Festival SoFilm Summercamp, em Nantes, na França. Também já foi selecionado para a competição do 37° Festival de Cinema de Munique, na Alemanha, e do Neuchâtel International Fantastic Film Festival, na Suíça. Além disso, Bacurau terá sua avant première brasileira como filme de abertura fora de competição do próximo Festival de Gramado, em agosto.

Kleber Mendonça também esteve em Cannes com Aquarius, em 2016, que disputou a Palma de Ouro, mas perdeu na ocasião para Eu, Daniel Blake. No ano seguinte, o cineasta foi presidente do júri da Semana da Crítica.