Topo

Família de Andre Matos fala pela 1ª vez sobre a morte do cantor

Familiares de Andre Matos falam pela 1ª vez sobre a morte do cantor

UOL Entretenimento

Rodolfo Vicentini e Adriana de Barros

Do UOL, em São Paulo

12/06/2019 20h43

Os familiares de Andre Matos falaram pela primeira vez sobre a morte do cantor, com exclusividade para o UOL. O frontman que fez história no Viper, Angra e Shaman morreu no último sábado, dia 8 de junho, após um ataque cardíaco fulminante.

"A gente está aqui em respeito ao carinho dos fãs", diz Eco Moliterno, primo do vocalista. "Depois de dias de luto, bem reclusos, a gente achou que os fãs mereciam uma explicação sobre o que aconteceu". Daniel Matos, irmão de Andre, completa. "A gente fez tudo de maneira discreta, porque o Andre era um cara reservado e ele tinha me pedido isso".

Emocionada, a dupla lembrou como foi o sábado em que o cantor morreu, desde a ligação avisando que ele estava desacordado até a confirmação da morte. Na semana anterior, Andre tinha feito um show com o Shaman e estava ansioso para encontrar o filho, que atualmente mora na Suécia.

"A gente só queria que vocês entendessem como foram feitas as coisas para que não ouçam histórias paralelas e dúvidas, porque ele simplesmente teve um infarto em uma idade em que isso é fulminante", acrescenta Daniel, que ainda garantiu que Andre estava com o check-up médico em dia. O cantor não comia carne, mas abusava um pouco de laticínios e outros alimentos gordurosos.

Andre Matos (de óculos) ao lado da família quando ainda era criança - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Andre Matos (de óculos) ao lado da família quando ainda era criança
Imagem: Arquivo Pessoal

O irmão e o primo de Andre ainda falaram que ele nunca disse nada sobre uma possível reunião do Angra, que foi divulgada pelo guitarrista Kiko Loureiro e o empresário da banda, Paulo Baron. "Quando ele ia voltar com o Shaman, ele comentou com a gente, mas nunca disse nada sobre o Angra", conta Daniel.

Fãs de Andre se mobilizaram desde ontem para que a data da morte do vocalista vire o Dia Nacional do Metal no Brasil. Uma petição online no site Avaaz, maior plataforma do gênero no mundo, conseguiu 12 mil assinaturas nas primeiras horas e agora já conta com mais de 27 mil apoiadores.

Andre Matos se apresenta no Porão do Rock, em 2014 - Beto Barata/ UOL - Beto Barata/ UOL
Andre Matos se apresenta no Porão do Rock, em 2014
Imagem: Beto Barata/ UOL