Topo

Conheça "Samurai 8", a nova história do criador de "Naruto"

"Samurai 8", novo mangá de Masashi Kishimoto  - Reprodução
"Samurai 8", novo mangá de Masashi Kishimoto Imagem: Reprodução

20/05/2019 04h00

Talvez você não reconheça Masashi Kishimoto de nome, mas seu legado para os animes e mangás é indiscutível. Ele foi responsável por criar "Naruto", um sucesso de vendas em muitos países e um fenômeno cultural importante no mundo todo, inclusive aqui. Quando exibido no Brasil pelo SBT, a série foi responsável por alavancar a audiência do canal de Silvio Santos pelas manhãs e ainda levou diversos produtos às lojas (era possível encontrar até marca-texto do Naruto nas papelarias!).

A história do ninja loiro apaixonado por lámen rendeu 72 volumes em quadrinhos, 720 episódios de anime, vários filmes para o cinema e até uma continuação com a história do filho do Naruto. Todo esse sucesso já seria garantia para Masashi Kishimoto curtir uma aposentadoria tranquila, mas o autor surpreendeu quando anunciou a criação de uma nova série de mangá chamada "Samurai 8".

Dessa vez, Kishimoto deixou de lado o cansativo trabalho de escrever e desenhar e se concentrou apenas no roteiro. Para os desenhos de "Samurai 8", o criador de "Naruto" formou uma dupla com Akira Ookubo, um ex-assistente dele que o ajudou muito na época do mangá ninja. Ou seja, o traço do novo mangá é até diferente, mas contém aquele estilão "clean" do mestre Kishimoto.

A história

Assim como "Naruto", "Samurai 8" é ambientado em um mundo fictício. Mas em vez de acompanhar um ninja com personalidade forte, dessa vez temos a história de Hachimaru, um garoto com problemas de saúde tão graves que necessita ficar preso a uma máquina de tratamento intensivo. No entanto, ele sonha em ser saudável e poder sair pelo mundo como um samurai.

Nesse universo, samurais são pessoas excepcionais, com grande força e um corpo meio cibernético. Além das espadas (um requisito básico para um mangá de samurai), esses guerreiros também têm um parceiro animal responsável por oferecer uma espécie de armadura.

A trama começa quando o pai de Hachimaru negocia com um samurai (de intenções bem duvidosas) a compra de uma esfera, capaz de permitir ao filho colocar os pés para fora de casa com uma máquina de tratamento portátil. Porém, esse samurai percebe que o pai de Hachimaru tem em seu pescoço uma chave que o interessa muito.

Com seu pai ameaçado pelo bandido, Hachimaru aceita se sacrificar para salvá-lo. Surpreendendo um total de zero pessoa, o ato nobre revela que o garoto fraco na verdade é um samurai, e aquela esfera oferece a ele um corpo saudável para enfrentar o vilão do primeiro capítulo. E como Hachimaru aprendeu a lutar do nada? Simples, após muito jogar videogames protagonizados por samurais. Mais mangá que isso, impossível.

"Samurai 8" traz todos os elementos de um autêntico mangá shonen, os tais quadrinhos japoneses destinados principalmente aos adolescentes: a história apresenta um protagonista em crescimento com um mestre (nesse caso, um samurai preso em um corpo robótico de gato), uma grande aventura, valorização da amizade e um objetivo simples, que é reunir sete chaves contidas no corpo de sete samurais. É simples, mas aquele simples que te deixa curioso para continuar acompanhando.

Os capítulos de Samurai 8 são publicados semanalmente nas páginas da revista Shonen Jump (uma espécie de "almanaque" com vários capítulos de vários mangás, publicada no Japão) e no aplicativo gratuito Mangá Plus (disponível para iOS e Android), em inglês e espanhol. É possível ler também nesses dois idiomas no site oficial do Mangá Plus.

Agora é torcer para o mangá ser bem aceito pelo público, afinal a revista Shonen Jump tem o costume de cortar sem dó histórias com baixa repercussão.