Topo

10 coisas que já sabemos sobre "Homem-Aranha: Longe de Casa"

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

12/05/2019 04h00

Depois da chegada explosiva de "Vingadores: Ultimato" aos cinemas, o universo da Marvel já pode dar seus próximos passos. E, com efeito imediato, isso significa se voltar ao epílogo da atual saga, com "Homem-Aranha: Longe de Casa", que fecha a trama anterior e dá os primeiros passos para as próximas aventuras. Nesta semana, um novo trailer, entrevistas com o diretor e matérias sobre visitas ao set de gravação deram as primeiras pistas do que Peter Parker e companhia trarão.

"Homem-Aranha: Longe de Casa" estreia no dia 4 de julho nos cinemas e promete trazer algumas novidades, desde personagens, como Mystério e os monstros elementais ao multiverso, algo chocante e que abre possibilidades infinitas para a Marvel.

Mas, atenção, como nosso colunista Roberto Sadovski já avisou, nem tudo o que parece pode ser verdade nesta prévia do Homem-Aranha. É que "o Mystério, nos quadrinhos, é um golpista, um especialista em efeitos especiais cinematográficos que usa espelhos e fumaça para criar a ilusão de ameaças maiores do que realmente são", explica Sadovski. Portanto, até o multiverso pode ser cortina de fumaça nisso tudo, ainda que muita gente já esteja pedindo até X-Men para o futuro próximo na Marvel.

Mas, vamos ao que já sabemos:

Quando e onde se passa: as férias de Peter

Depois do desenrolar de "Vingadores: Ultimato" e da morte de Tony Stark, é hora de Peter Parker ficar um pouco afastado da ação - pelo menos é o que ele pretende. "Longe de Casa" acontece logo após "Ultimato" e vai ter pé na estrada: um monstro elemental ataca no México e leva a história a Nova York, Veneza, os Alpes suíços, Praga, Berlim, Holanda e, na batalha final, a Londres.

Homem-Aranha e Mystério: parceiros?

Peter Parker é salvo por Mystério em cena de "Homem-Aranha: Longe de Casa"

UOL Entretenimento

Mystério é introduzido no trailer por Nick Fury, como alguém que ajudará Peter Parker a enfrentar os elementais. Em uma cena mostrada na TV americana, Mystério chega para salvar o herói de um deles, semelhante ao Homem-Hídrico, dos quadrinhos. Mas, eles serão amigos? "Semelhante ao que fizemos com Mordo e o Doutor Estranho, queremos dar a Peter e Quentin um relacionamento, para que, se acontecer algo entre eles, pareça de fato com uma traição. Queremos fazer coisas que realmente façam os fãs sentirem quem é o Homem-Aranha. Então, se acontecer algo, será com o pano de fundo dessa relação mais profunda entre eles", disse o produtor executivo Eric Carroll.

Aquele traje preto

Homem Aranha no traje preto - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

Algo que chamou a atenção nas imagens de divulgação de "Longe de Casa" é o traje preto do Homem-Aranha. Ele aparece para deixar Peter Parker mais discreto quando, no meio do que seriam suas férias, ele precisa entrar em ação na Europa e não quer chamar tanta atenção.

A tia May

Uma dúvida desde "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" é a reação da tia May, já que lá ela descobre o segredo de Peter. O diretor Jon Watts explicou que May esteve entre as pessoas que sumiram no estalar de Thanos, mas que ela está de volta. Segundo a "Collider", ela agora não só apoia, como é se torna uma espécie de ativista em prol do Homem-Aranha.

Romances

Homem-Aranha (Tom Holland) e MJ (Zendaya) em cena de "Homem-Aranha: Longe de Casa) - Divulgação - Divulgação
Homem-Aranha (Tom Holland) e MJ (Zendaya) em cena de "Homem-Aranha: Longe de Casa)
Imagem: Divulgação

Peter Parker vai ganhar um competidor também no campo amoroso, com a introdução de Brad Davis (Remy Hii), um personagem que vai disputar o coração de MJ (Zendaya). Segundo o site Screen Rant, ele é "o tipo de garoto que Peter odeia no ensino médio, com seu cabelo sempre no lugar certo. Queríamos manter essa parte de 'novela', que relembra muito os quadrinhos e é importante para ele como super-herói", afirmou Erick Carroll.

Nick Fury

Nick Fury - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Maria Hill (Cobie Smulders) em "Longe de Casa"
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

Depois de ser tutorado por Tony Stark, Peter Parker terá uma realidade bem diferente sem ele. A relação entre Peter e Nick Fury é uma das bases da trama. Fury também tem seu próprio desafio, que é montar seu novo time, já que as coisas mudaram muito desde "Ultimato", com mortes e heróis indo para missões no espaço. "Dessa vez as coisas estão mais malucas que o normal", definiu o diretor.

Monstro - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Um dos monstros elementais, semelhante ao Homem-Hídrico (mas não exatamente o mesmo dos quadrinhos)
Imagem: Reprodução/YouTube

Quem são esses monstros?

Os monstros elementais que são introduzidos em "Longe de Casa" têm capacidade de assumir diversas formas. Uma coisa confirmada pelo produtor executivo Eric Carroll é que eles são inspirados em vilões mais "lado B" das HQs, como o Homem-Hídrico e Magma, quando usam água e fogo para tomarem forma. Mas não são exatamente os mesmos dos quadrinhos.

Quem não está no filme?

Apesar de alguns pedidos, não há sinais de alguns personagens em "Longe de Casa": Michael Keaton não retorna como Abutre, não há sinais de Miles Morales (de "Homem-Aranha no Aranhaverso") e nem do personagem Escorpião.

Uma cena que todos vão odiar

Nem tudo é feito para agradar, pelo menos à primeira vista. Ao Comic Book, Carroll afirmou que há uma cena que deixará os espectadores contrariados. "Nessa cena, as pessoas vão se sentir como se tivessem levado um soco na cara. Até na hora de filmar, lembro de perguntar ao [diretor] Jon: 'Tem certeza que tá certo isso?'. E ele: 'Não. As pessoas vão odiar essa cena'. É bem doido".

Por que há tanto em jogo para o Homem-Aranha

Mysterio e Homem Aranha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar de ser um epílogo para uma nova fase, o Homem-Aranha recebe em "Longe de Casa" seu teste de fogo. Sem seu mentor e sozinho até a chegada de Mystério, ele precisa enfrentar ameaças maiores do que os bandidos de Nova York. Os monstros elementais exigem mais de suas habilidades e inteligência, já que seus golpes e teias não têm efeito contra eles, e o mundo depende de Peter. "As responsabilidades são muito maiores e ele sabe que precisa mostrar seu melhor desta vez."