Topo

Dia de Star Wars: tudo o que sabemos sobre o novo "A Ascensão de Skywalker"

Os heróis de "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker" se reúnem para um novo desafio - Divulgação
Os heróis de "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker" se reúnem para um novo desafio
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

04/05/2019 04h00

"Que a Força Esteja Com Você". A frase dita pelos Jedi serviu de inspiração para a criação do Dia de Star Wars, celebrado sempre em 4 de maio. A escolha da data tem a ver com a sonoridade da frase, que dita em inglês soa como "May the fourth (force) be with you", sendo que "may" é maio, em inglês, e "fourth" significa "quarto".

Para celebrar a data, reunimos a seguir tudo o que sabemos sobre o próximo filme "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker", que chegará aos cinemas em 19 de dezembro.

Antes de mais nada, o teaser:

Título

O título dos filmes "Star Wars" sempre ajudam a entender um pouco sobre a trama. Porém, com eles, também surgem outras perguntas. Aparentemente, Luke Skywalker está morto. Portanto, sobre qual Skywalker o título está se referindo? Seria a Princesa Leia? Kylo Ren? Rey é uma Skywalker? Luke não morreu? Estas perguntas só serão plenamente respondidas quando o filme for lançado.

C3PO (Anthony Daniels), Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) em cena de muita ação em "Star Wars IX: The Rise of Skywalker" - Divulgação - Divulgação
C3PO (Anthony Daniels), Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) em cena de muita ação
Imagem: Divulgação

Classificação indicativa e data de estreia

Antes, o filme estava previsto para ser lançado em 24 de maio de 2019, mas mudanças no cronograma adiaram a estreia para 20 de dezembro. Ainda é muito cedo para conhecer a sua classificação indicativa, mas todos os filmes "Star Wars" lançados sob a batuta da Disney ganharam, nos Estados Unidos, classificação de 13 anos. Podemos supor que desta vez não será diferente.

Kylo Ren (Adam Driver) ataca em "Star Wars IX: The Rise of Skywalker" - Divulgação - Divulgação
Kylo Ren (Adam Driver) ataca em "Star Wars IX"
Imagem: Divulgação

Diretor

Até 2017, Colin Trevorrow era apontado como o diretor do episódio IX, mas ele foi afastado. A Lucasfilm preferiu não se arriscar e confirmou o retorno de J.J. Abrams, de "O Despertar da Força".

J.J. Abrams comanda as raças alienígenas em "Star Wars: O Despertar da Força" - Reprodução - Reprodução
J.J. Abrams comanda as raças alienígenas em "Star Wars: O Despertar da Força"
Imagem: Reprodução

Enredo

Essa é a questão que todos queremos saber. A única certeza é a de que o filme encerrará a terceira trilogia "Star Wars", provavelmente concluindo as histórias de Rey, Finn, Poe e todos os outros, talvez com a derrota da Primeira Ordem e o início de uma nova ordem na galáxia.

Millennium Falcon em cena de "Star Wars IX: The Rise of Skywalker" - Divulgação - Divulgação
Millennium Falcon em cena de "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker"
Imagem: Divulgação

Novos personagens

A atriz Naomi Ackie foi anunciada no elenco do novo filme durante a recente Star Wars Celebration. Até o momento, a única coisa que sabemos é o nome de sua personagem: Jannah. Os fãs suspeitam de que a personagem poderia ser filha de Lando. Tudo o que eu posso dizer é que o grupo original de heróis vai embarcar em uma aventura épica, e estou animada que Jannah vai cruzar com eles", comentou a atriz. Há ainda uma outra personagem, que será interpretado por Keri Russell, que não revelou o seu nome, apenas que seu uniforme é muito legal.

Naomi Ackie como Jannah - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Naomi Ackie como Jannah
Imagem: Reprodução/Twitter

Novo robô: D.O.

Outra tradição nos filmes de "Star Wars" é a introdução de novos robôs. Em "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker", BB8 fará amizade com o simpático D.O., formado por uma grande roda através da qual ele se movimenta. Mas até o momento seu papel ainda não foi revelado.

BB8 faz um novo amigo em "Star Wars IX: The Rise of Skywalker", o androide D.O. - Divulgação - Divulgação
BB8 faz um novo amigo em "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker", o androide D.O.
Imagem: Divulgação

Carrie Fisher

A morte da atriz Carrie Fisher, em 2016, abriu uma lacuna difícil de ser fechada no universo "Star Wars". Seu papel em "Os Últimos Jedi" ficou sem conclusão e muitas coisas foram deixadas no ar.

Os fãs se questionam se seria ético incluir a personagem no filme como General Leia, interpretada por outra atriz, com o rosto trocado pelo de Carrie Fisher usando efeitos especiais. A Disney já disse que isso não vai acontecer. Em vez disso, aparentemente, serão usadas imagens inéditas de Carrie Fisher gravadas para os outros títulos da franquia.

O que é mais triste disso é que, segundo a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, o episódio IX tinha sido concebido para dar um grande destaque à General Leia.

General Leia (Carrie Fisher) abraça Rey (Daisy Ridley) em cena de "Star Wars IX: The Rise of Skywalker" - Divulgação - Divulgação
General Leia (Carrie Fisher) abraça Rey (Daisy Ridley)
Imagem: Divulgação

Luke Skywalker

"Star Wars: Os Últimos Jedi" mostrou um confronto entre Luke Skywalker e Kylo Ren. Ao final, descobrimos que Luke não estava presente na batalha, e sim, em outro planeta. Porém, antes de o filme terminar, vemos Luke desaparecer, com suas vestes caindo no chão, da mesma maneira como Obi-Wan Kenobi fez anos antes.

Para "A Ascensão Skywalker", a expectativa dos fãs é de que Luke volte como um "fantasma", da mesma forma como Obi-Wan apareceu. A voz de Luke pode ser ouvida no teaser, o que confirma o retorno do ator ao filme.

Primeira foto de "Star Wars - Episódio 9" é divulgada - Reprodução - Reprodução
Primeira foto de "Star Wars - Episódio 9" é divulgada
Imagem: Reprodução

Lando Calrissian

Lando Calrissian, ex-contrabandista e amigo de Han Solo, perdeu a nave Millenium Falcon para o amigo em um jogo de baralho. Desde então, ele tenta recuperá-la. Uma versão mais nova do personagem apareceu em "Solo: Uma História Star Wars", interpretado por Donald Glover. Mas em "A Ascensão Skywalker" o ator original da série, Billy Dee Williams, voltará a interpretá-lo.

Após a morte de Han Solo, a Millenium Falcon ficou "livre" e no teaser vemos Lando pilotando a nave ao lado de Chewbacca. Será que ele finalmente a recuperou? "Eu não esperava estar nessa pequena aventura. Eu tive sorte. Como eu encontrei Lando novamente? Lando nunca me deixou", disse Dee Williams no painel sobre o filme em uma convenção para fãs de Star Wars em Chicago, nos EUA.

Billy Dee Williams como Lando Calrissian no filme "Star Wars: Episódio IX" - Reprodução - Reprodução
Billy Dee Williams como Lando Calrissian no filme "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker"
Imagem: Reprodução

Imperador Palpatine

No final do trailer é possível ouvir uma risada maligna. Muitos fãs acreditam se tratar do temido Imperador Palpatine. Para tirar as dúvidas, o ator que interpretou o imperador, Ian McDiarmid, apareceu no palco do Star Wars Celebration, logo após a exibição do trailer. Ou seja, o grande vilão deverá voltar. Porém, na trilogia original, Palpatine tinha sido morto. Será que ele está verdadeiramente vivo? Ou apenas um fantasma do lado negro da Força?

Ian McDiarmid surge no palco da Star Wars Celebration - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Ian McDiarmid surge no palco da Star Wars Celebration
Imagem: Reprodução/Twitter

Rey

No teaser, Rey aparece logo na primeira cena, aparentemente como uma Jedi, usando um sabre de luz, após ter sido treinada por Luke Skywalker. A expectativa é de que o filme traga uma batalha entre Rey e o vilão Kylo Ren. Por enquanto ainda temos mais perguntas do que respostas. Rey é uma Skywalker? Ela vai liderar a nova resistência?

Rey (Daisy Ridley) preparada para lutar em "Star Wars IX: The Rise of Skywalker" - Divulgação - Divulgação
Rey (Daisy Ridley) preparada para lutar em "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker"
Imagem: Divulgação

Kylo Ren

Não há dúvidas de que Kylo Ren é um dos grandes vilões da trama, responsável pela morte de seu pai, Han Solo. Mas, será que iremos ver uma história de redenção do personagem em "A Ascensão Skywalker". Não há dúvidas de que Kylo tem sangue Skywalker, vindo de sua mãe, a General Leia. Em "Os últimos Jedi", Kylo parece rejeitar tanto a Luz quanto o lado Negro. Será que ele vai criar algo completamente novo?

O capacete de Kylo Ren (Adam Driver) em "Star Wars IX: The Rise of Skywalker" - Divulgação - Divulgação
O capacete de Kylo Ren (Adam Driver) em "Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker"
Imagem: Divulgação

Mais fotos