Topo

Filmes e séries


Zumbis e Bill Murray: O que já sabemos sobre "The Dead Don't Die", de Jim Jarmusch

Cena de "The Dead Don
Cena de "The Dead Don't Die", com Danny Glover, Bill Murray e Adam Driver Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

19/04/2019 04h00

Bill Murray e Adam Driver como policiais lutando contra zumbis? Isso já bastaria para um filme se tornar interessante o suficiente. Ocasionalmente apontado pelo pela crítica como "cool", Jim Jarmusch dirige "The Dead Don't Die", um capítulo novo de sua carreira onde deixa um pouco de se levar tão a sério para embarcar em um longa onde brinca com o terror e a comédia.

Quando estreia "The Dead Don't Die"?

O longa estreia nos Estados Unidos no dia 14 de junho. No Brasil ainda não há data definida.

Quem está no elenco do filme?

Além de Bill Murray e Adam Driver, que vivem os policiais Chief Cliff Robertson e Officer Ronald Peterson, respectivamente, "The Dead Don't Die" tem um elenco invejável para qualquer produção de Hollywood.

Aí vai: Tilda Swinton, Chloë Sevigny, Steve Buscemi, Danny Glover, Caleb Landry Jones, Rosie Perez, Iggy Pop, Sara Driver, RZA, Selena Gomez, Carol Kane, Austin Butler, Luka Sabbat e Tom Waits. Tá bom?

Nada de papel de zumbi para Bill Murray

Em "Zumbilândia", Bill Murray se fantasia de zumbi para pregar uma pegadinha e acaba com um tiro no peito ao assustar Jesse Einsenberg. "Jim Jarmusch fez um roteiro hilário e com atores incríveis. E não, eu não farei um zumbi", disse Murray durante coletiva de imprensa de "Ilha dos Cachorros", no ano passado.

Como serão os zumbis?

O tipo de zumbis dos filmes é crucial para a nossa diversão. Serão rápidos e inteligentes ou lentos e burros? Tudo isso é importante. Ao que tudo indica, os zumbis de Jarmusch estão mais ligados com seu estilo de vida, já que buscam retomar algumas atividades que faziam quando vivos. A cena de Iggy Pop como zumbi de olho numa jarra de café já é hilária por si só.

Homenagem ao gênero

É bem possível que Jim Jarmusch use "The Dead Don't Die" para citar outras obras famosas. Na cena de abertura do trailer já conseguimos ver um veículo famoso: Pontiac Tempest. Este é o mesmo carro usado na abertura de "A Noite dos Mortos-Vivos" (1968), clássico de George A. Romero.

Bill Murray no filme "Flores Partidas" - Divulgação
Bill Murray no filme "Flores Partidas"
Imagem: Divulgação

Elenco quase familiar

Jim Jarmusch gosta de ter por perto alguns atores com quem já trabalhou. Bill Murray, Tilda Swinton e Chloë Sevigny, por exemplo, estão em "Flores Partidas" (2005). Adam Driver está em "Paterson" (2016).

Do filme "Sobre Café e Cigarros" (2003), Jarmusch recrutou Steve Buscemi, Tom Waits, RZA e Iggy Pop. Sara Driver trabalhou em seus dois primeiros filmes: "Férias Permanentes" (1980) e "Stranger Than Paradise" (1983).

Experimentos no mundo do terror e comédia

Pode soar estranho ver um filme de Jim Jarmusch com zumbis como temática, mas esta não é sua primeira empreitada no gênero. Em 2013, ele retratou um casal de vampiros em "Amantes Eternos", com Tilda Swinton e Tom Hiddleston. O trailer não nega que o longa arrancará risadas do público.

A atriz Chloë Sevigny, em matéria do ScreenRant, garantiu isso. "Seu filme de vampiros era mais romântico e dramático. Este tem uma veia cômica muito maior".