Topo

"Old Town Road": Música que mistura trap e country bate recorde de Drake após meme

O trapper Lil Nas X, que bombou com "Old Town Road" - Divulgação
O trapper Lil Nas X, que bombou com "Old Town Road" Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

16/04/2019 10h54

Desconhecido do grande público e ainda em início de carreira, o rapper Lil Nas X, surpreendeu ao estourar nas paradas e chegar à liderança da Billboard no começo do mês, com "Old Town Road". Usando como "catapulta" um meme, a música, que mistura trap e country, agora bateu recorde do astro Drake.

Lil Nas X postou a música no Soundcloud em dezembro. Em particular, ela tem o fato de misturar dois mundos: o do rap - mais precisamente o trap, com suas batidas graves - e um flow e uma letra com pegada country. Um clipe com imagens do game "Red Dead Redemption 2" também chamou a atenção de cara.

O hit começou a ganhar vida na internet, a ponto de se criar um meme com um desafio, o Yeehaw Challenge. Basicamente, ele consiste em gravar um vídeo em que se começa com uma roupa normal e gestos casuais. Quando a música muda para o trap, os "desafiados" cortam para dancinhas country, trajando roupas de cowboy.

O resultado está nas paradas musicais. Lil Nas X conseguiu seu primeiro lugar na Billboard, passando "Sunflower" e "Wow.", de Post Malone, que ocupam o segundo e o terceiro lugares. Foi um salto da 32ª colocação para a liderança no "hot 100", que lista as músicas mais ouvidas do momento.

Lil Nas X com Billy Ray Cyrus - Reprodução/Instagram
Lil Nas X com Billy Ray Cyrus
Imagem: Reprodução/Instagram

Com os números das duas últimas semanas, "Old Town Road" chegou a 143 milhões de audições em uma semana. É o novo recorde, deixando para trás os US$ 116 milhões de Drake, com "In My Feelings", em julho de 2018. A marca foi impulsionada por uma nova versão, com participação de Billy Ray Cyrus, cantor country que fez famosa a canção "Achy Breaky Heart" - aquela que em português virou "Pura Emoção", de Chitãozinho e Xororó.

"Eu promovi 'Old Town Road' como meme meses antes de ela explodir. Desde então, a cada dia o número de streamings é maior", comemorou Lil Nas X, à revista "Time". "Eu escrevi a linha de 'Eu tenho os cavalos nas costas' e na mesma hora sabia que ia virar meme".

Hoje ele já coleciona elogios de gente como Justin Bieber e Will Smith, que se ofereceu para gravar um clipe oficial - e mais caprichado - para a música.

Polêmica

"Old Town Road" causou debate quanto ao seu lado country. A Billboard chegou a listar a música nas paradas do gênero, mas voltou atrás.

"Depois de revisar o tema, foi determinado que 'Old Town Road', de Lil Nas X, não preenche os requisitos das paradas country. Apesar de incorporar referências country e da imagem de cowboy, ela não possui elementos da música country", disse a Billboard.

A questão acabou gerando acusações de racismo, pelo fato de um artista negro não conseguir espaço nas paradas de um gênero de predominância branca. A Billboard refutou a acusação. Os primeiros negros a liderarem a parada country da Billboard surgiram apenas em 2018, com Darius Rucker e Kane Brown

Veja abaixo o "clipe" original e mais vídeos do Yeehaw Challenge:

Mais Rap gringo