Topo

No Lollapalooza, Greta Van Fleet prova que é mais que Led Zeppelin de segunda

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

07/04/2019 19h20

O grupo americano Greta Van Fleet fez sua estreia no festival Lollapalooza Brasil com uma missão inglória: provar frente à multidão no palco principal que a banda é mais do que um cover de Led Zeppelin que lança músicas próprias.

Apesar de a crítica torcer o nariz, e com boa dose de razão, o Greta mostrou potencial em um show em fina sintonia com os fãs, cada vez em maior número, com talento, alguma personalidade e também alguns problemas.

Som estridente demais

O som do Greta Van Fleet ao vivo é mixado em volume alto volume e estridente. Todos os instrumentos têm o timbre puxado para o agudo, assim como o vocal do líder Josh Kiszka. Ou seja, há pouco contraste na massa sonora, o que acaba tornando as letras incompreensíveis na maioria das músicas. É algo que precisam corrigir. Mesmo nas músicas menos pesadas, a mixagem não ajudou. Energia, no entanto, não faltou à apresentação.

Robert Plant Millennial

Assim como foi Cedric Bixler nos tempos de Mars Volta, Josh é o Robert Plant da nova geração. Visual de colete e "peito aberto", presença de palco e, principalmente, a voz fazem dele a síntese da banda, e justamente por isso ela é tão comparada ao Led Zeppelin. Nenhum outro integrante se assemelha, em visual, estilo e técnica, a nenhum outro membro do grupo inglês. Apesar de ser adorado pelos fãs, falta certo carisma no palco.

Show para arenas

Segundo Kiszka, a quantidade de pessoas que frequentam os shows da banda simplesmente triplicou no último ano, e a apresentação no Lollapalooza foi provavelmente a maior da carreira dos integrantes, na casa dos 20 e poucos anos. E nisso eles acertaram em cheio. A pegada blues rock empolgou mais do que a de colegas "ricos" de festival, como o Kings os Leon, atração principal do sábado. A cada agudo estendido do vocalista, a plateia ia ao êxtase.

Rock de brechó

Você estava sentido falta do canto "olê, olê, olá, insira aqui o nome do grupo aqui", hit nos shows internacionais que andava meio sumido? E de bandas que faziam longos improvisos instrumentais antes e depois das músicas, com direito a guitarra sendo tocada de costas, como era comum no rock até os anos 1990? E de roupas que parecem ter saído do brechó do Lenny Kravitz ou de algum clipe do Black Crowes? Se você respondeu "sim" para todas essas indagações, o Greta Van Fleet é a sua banda.