Rammstein lança clipe sob críticas de judeus e anuncia 1º álbum em dez anos
O Rammstein lançou hoje seu novo clipe, dando um aperitivo para o que será o primeiro álbum da banda em dez anos. "Deutschland" foi liberado como single e vídeo, já causando polêmica antes de entrar no ar, por trazer menções ao holocausto no teaser, o que foi criticado pela comunidade judaica.
A banda alemã de metal industrial confirmou em seu site oficial que lançará o novo disco no dia 17 de maio - a expectativa é de que ele seja autointitulado, mas isso não foi destacado no anúncio de hoje. É o primeiro álbum desde "Liebe Ist Für Alle Da", de 2009, que liderou as paradas na Alemanha e foi top 15 da Billboard.
O clipe e a letra fazem menção a diversos momentos da história da Alemanha - entre fatos reais e fantasiosos. Os integrantes contracenam com a atriz negra Ruby Commey, que aparece como uma rainha, ou uma deusa.
O Rammstein vinha atiçando os fãs com alguns teasers do clipe, que mostravam não só o vocalista Till Lindemann decapitado no colo de uma espécie de rainha negra, mas os integrantes da banda com cordas no pescoço, a caminho da forca, o que gerou críticas por lembrar imagens do Holocausto.
Ao jornal "Bild", um líder judeu, Charlotte Knobloch, disse que a banda passou dos limites e foi irresponsável. "Com esse vídeo, eles passaram do ponto. A instrumentalização e tratar o Holocausto como algo trivial, como mostram as imagens, é irresponsável". Felix Klein, da comissão que combate antissemitismo no governo alemão, foi além. "É uma exploração desrespeitosa em nome de uma liberdade artística."
Por enquanto, o Rammstein anunciou apenas uma turnê europeia para promover o álbum, entre maio e agosto.
A pré-venda do álbum, no site oficial da banda, aparece com o repertório a seguir:
1. DEUTSCHLAND
2. +ADI+
3. ++++ DICH
4. A+S+Ä+D+R
5. ++X
6. P+PP+
7. +AS +CH ++E++
8. +IA+AN+
9. WE++ WE+
10. +A++OO
11. +ALL++ANN
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.