Topo

Hal Blaine, baterista de clássicos dos Beach Boys aos Byrds, morre aos 90 anos

Getty Images
Hal Blaine, baterista, morreu aos 90 anos Imagem: Getty Images

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

2019-03-12T06:34:35

12/03/2019 06h34

O veterano baterista Hal Blaine, conhecido por ter tocado em clássicos de bandas como Beach Boys, Ronettes e Simon & Garfunkel, morreu ontem, aos 90 anos. A notícia foi confirmada pela família do norte-americano, em um comunicado no Facebook.

"A família aprecia o suporte e as orações que foram feitas por Hal no mundo todo e respeitosamente pede privacidade neste momento de luto. Não haverá mais detalhes a serem divulgados neste momento", diz a nota, sem revelar a causa da morte.

Blaine, nascido Harold Simon Belsky em 1929, foi um dos membros cruciais da Wrecking Crew, um time de músicos de estúdio de Los Angeles que era chamado por diversas bandas. Eles eram o grupo de estúdio do produtor Phil Spector, tocando de pop a jazz e R&B.

O baterista tocou em álbuns e músicas de destaque e líderes das paradas: "Pet Sounds", dos Beach Boys", "Be My Baby", dos Ronettes, e "Mrs Robinson", de Simon & Garfunkel. Também esteve no cover dos Byrds para "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, e chegou ao Hall da Fama do Rock em 2000.

"Estou tão triste, que nem sei o que dizer", tuitou Brian Wilson, do Beach Boys. "Hal Blaine era um grande amigo e músico. Me ensinou muito e teve muita relação com o nosso sucesso. Era o melhor baterista que já vi. Nós ríamos muito."

Mais Rock