Topo

Louco existe ou só é imaginação do Cebolinha? Mauricio de Sousa responde

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

20/02/2019 04h00

Louco, personagem da Turma da Mônica, existe de verdade ou é só fruto da imaginação do Cebolinha? Essa é a teoria que corre entre fãs dos gibis e que já chegou inclusive até Mauricio de Sousa. E para esclarecer se é fato ou fake news, fomos até o estúdio do cartunista, em São Paulo, perguntar diretamente ao responsável pela Turma.

"Apareceu uma lenda de que ele é uma figura criada pela mente do Cebolinha num momento meio maluquinho. O Louco chama o Cebolinha de Cenourinha, para desespero dele", diverte-se o cartunista em conversa com o UOL. Mas Maurício de Sousa prefere manter o suspense sobre o personagem, uma criação de seu irmão Márcio Araújo (que também criou o cachorrinho Bugu) e que foi publicado pela primeira vez em janeiro de 1973.

O personagem Louco - Divulgação - Divulgação
O personagem Louco
Imagem: Divulgação

"Eu tenho dúvida [se ele existe ou não]", diz Maurício. "O Márcio criou [o Louco] e depois caiu na minha mão para eu fazer a história. No início, meio sem querer, a gente punha o Louco só em histórias onde ele aparecia junto com o Cebolinha e mais nada, mais ninguém". Por causa disso, começaram a surgir histórias de que Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, nome completo do Louco, não existe de verdade.

Eventualmente, o Louco até interage com outros personagens da Turma da Mônica, mas sempre em histórias menores. Seu protagonismo é mesmo com o Cebolinha. "Eu sugeri que os roteiristas ponham o menos possível de personagens nas histórias do Louco com o Cebolinha para ficar essa dúvida", conta. "Um dia, a gente vai descobrir se isso é real ou não. Um dia um bom psicanalista ou um bom psiquiatra vai me explicar tudo isso".

Mais loucuras

O Louco estará no filme "Turma da Mônica: Laços", que estreia em junho deste ano, com atores de carne e osso. Interpretado por Rodrigo Santoro, o personagem apareceu no trailer atazanando apenas o Cebolinha em um galpão abandonado.

Nos quadrinhos da "Turma da Mônica Jovem", o Louco também está presente, mas como o Professor Licurgo, diretor do Colégio do Limoeiro. Ele continua "maluco", mas de uma forma mais controlada. Na sala de aula, por exemplo, ele tem surtos de loucura quando pega algum aluno com celular.

A dúvida sobre a existência ou não do Louco é apenas mais uma das lendas que envolvem o universo dos personagens da Turma da Mônica. Algumas delas já foram respondidas pelo próprio Mauricio. Já sabemos por que só o Cebolinha usa sapatos, por que só o Chico Bento tem os dedos dos pés desenhados e por que a Mônica é chamada de baixinha se ela tem o mesmo tamanho dos outros personagens. Quanta loucura!

Rodrigo Santoro como Louco em "Turma da Mônica - Laços" - Divulgação - Divulgação
Rodrigo Santoro como Louco em "Turma da Mônica - Laços"
Imagem: Divulgação