Topo

"Marighella" é aplaudido pelo público em 1ª exibição no Festival de Berlim

Seu Jorge com Wagner Moura em "Marighella" - Divulgação
Seu Jorge com Wagner Moura em "Marighella" Imagem: Divulgação

Bruno Ghetti

Colaboração para o UOL

14/02/2019 14h48

O longa-metragem "Marighella", dirigido pelo ator Wagner Moura, foi recebido com aplausos em sua estreia mundial, no Festival de Berlim. Exibido em público pela primeira vez na tarde de hoje, para uma plateia formada por jornalistas (tanto brasileiros quanto estrangeiros), o filme sobre o líder guerrilheiro de esquerda Carlos Marighella (1911-1969) teve ao fim da projeção palmas do público. Após um falso final, uma cena derradeira de poucos minutos interrompeu a saída dos jornalistas da sala, que voltaram a aplaudir após seu término.

O filme, estreia de Moura na direção, traz o cantor Seu Jorge no papel principal. Com base na biografia homônima escrita pelo jornalista Mario Magalhães, "Marighella" conta a história do baiano, descendente de italianos e escravos, que por toda a vida lutou para que fossem implantados no Brasil ideais comunistas. 

O engajamento político desde cedo trouxe a Marighella sérios problemas ao longo da vida, incluindo prisões, torturas e anos na clandestinidade - vários desses episódios são apresentados no filme, que não poupa em cenas de tiroteio, violência e tortura. 

Na década de 1960, tornou-se o principal inimigo da ditadura militar, planejando ações subversivas da luta armada contra o governo que tomou o poder do Brasil com o Golpe de 1964. 

O filme de Moura é o principal destaque entre os 12 produções brasileiras exibidas no festival alemão, fazendo parte da competição oficial, mas sem concorrer a prêmios. Adriana Esteves, Bruno Gagliasso e Humberto Carrão também estão no elenco. 

"Marighella" ainda não tem previsão de estreia no Brasil. A sessão oficial em Berlim, que inclui o tapete vermelho, será na tarde de amanhã. Pelas regras do festival, a imprensa só está autorizada a entrar em detalhes ou publicar críticas ao filme após o início da sessão desta sexta.