Topo

Grammy: Childish Gambino vence canção do ano por "This is America" e não aparece

Cena do clipe "This is America", de Childish Gambino - Reprodução
Cena do clipe "This is America", de Childish Gambino Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

10/02/2019 23h45

O cantor Childish Gambino venceu o Grammy 2019 de melhor canção do ano por "This is America", uma crítica social com diversas referências cuja intenção foi de debater o racismo.

O artista também venceu outras duas categorias pelo mesmo tema: melhor performance de rap cantada e melhor videoclipe.

O diretor do clipe de "This is America", Hiro Murai, revelou na época do lançamento que uma de suas inspirações foi o filme "Cidade de Deus", de Fernando Merelles. "Foi a ideia de fazer um vídeo dançante que se passasse nos últimos 20 minutos do filme 'Mother!' ou no mundo de 'Cidade de Deus'".

A faixa ainda recebeu o prêmio de melhor gravação do ano. O produtor Ludwig Goransson subiu ao palco e lembrou de Childish. "Criar a música com ele foi um dos ápices da minha vida. Eu realmente gostaria que ele estivesse aqui, porque estamos aqui pela visão dele. Não importe onde você tenha nascido, você entende a canção. Nossa alma entende a música, ela comemora a vida e fala da injustiça. E reúne todos ao mesmo tempo."

Ninguém recebeu o prêmio

Childish Gambino, alter-ego musical do ator Donald Glover, não foi ao Grammy e causou um climão ao deixar os apresentadores da categoria, Alicia Keys e John Mayer, perdidos por alguns segundos sem saber o que fazer com a estatueta. 

O New York Times tinha noticiado nesta semana que o artista, junto com Drake e Kendrick Lamar, rejeitaram o convite do evento de tocar ao vivo. A organização do Grammy vem sendo acusada de racismo e sexismo há décadas. Para mudar a imagem da premiação, as principais categorias deste ano trazem mais artistas de hip-hop e cantoras.

Donald Glover é conhecido pela sua atuação em séries como "Community" e "Atlanta", além de ter assumido o papel de Lando Calrissian no recente "Han Solo: Uma História Star Wars".