Topo

Diretor diz que clipe de "This is America" teve influência de "Cidade de Deus"

Cena de "This is America", novo clipe de Childish Gambino - Reprodução
Cena de "This is America", novo clipe de Childish Gambino Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 11h28

O clipe de “This is America”, com sua crítica social ferrenha e diversas referências para debater o racismo, bombou nesta semana e rendeu elogios fervorosos a Donald Glover – sob o alterego Childish Gambino. O grande colaborador do projeto, o diretor Hiro Murai, revelou agora que a produção teve uma forte influência do filme brasileiro “Cidade de Deus”.

Falando sobre as influências para criar o clipe, ele explicou: “Foi a ideia de fazer um vídeo dançante que se passasse nos últimos 20 minutos do filme ‘mother!’ ou no mundo de ‘Cidade de Deus’”.

A referência ao filme brasileiro de Fernando Meirelles diz respeito à brutalidade e à violência repentina que o filme traz às telas.

A outra referência é o drama “mother!”, que conta sua história alegórica em uma só locação. Os últimos 20 minutos a que Murai se refere são cenas ensaiadas exaustivamente que são a erupção do caos da personagem principal, interpretada por Jennifer Lawrence.

“Trabalhamos em videoclipes antes de fazermos a série ‘Atlanta’ e sempre foi um processo fluído e intuitivo. Donald pegou mais a direção criativa no conceito inicial do vídeo, porque sabia qual música seria. Mas o processo criativo foi como brincar de batata quente, inclusive na hora da gravação”, afirmou o diretor.

“No fim, foi sobre colocar todas as peças no enquadramento e decidir como enfatizar o que queríamos. Queríamos dar algo para os espectadores digerirem e debaterem”, adicionou.

Murai também está com Glover na direção de alguns episódios da série “Atlanta”, estrelada pelo ator, mas é com os 75 milhões de visualizações em cinco dias para “This is America” que a dupla atingiu seu auge.