Topo

Billy Corgan, do Smashing Pumpkins, encontra guitarra roubada há 27 anos

A banda americana Smashing Pumpkins fazem show no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, antes de  se apresentar no Lollapalooza Brasil 2015. O grupo liderado pelo cantor e letrista Billy Corgan se apresenta com uma nova formação - Mauro Pimentel/UOL
A banda americana Smashing Pumpkins fazem show no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, antes de se apresentar no Lollapalooza Brasil 2015. O grupo liderado pelo cantor e letrista Billy Corgan se apresenta com uma nova formação
Imagem: Mauro Pimentel/UOL

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

07/02/2019 09h50

Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins, reencontrou sua guitarra Fender Stratocaster que foi roubada há 27 anos durante a turnê do disco "Gish". A informação foi publicada no site da revista "Rolling Stone".

A guitarra, que Corgan comprou de seu colega de banda Jimmy Chamberlin, foi roubada após o show que o grupo fez no Saint Andrew's Hall, em Detroit, nos Estados Unidos, em 1992.

Em entrevista à revista, Corgan contou que alguém lhe enviou uma foto do instrumento duas semanas atrás. "Eu respondi para ele: 'Como você pegou minha guitarra?'". O cantor, então, decidiu ver a guitarra pessoalmente e se surpreendeu ao notar que era a mesma roubada.

A guitarra foi comprada por US$ 200 por Beth James em uma espécie de brechó caseiro, também no Michigan. Uma amiga, então, notou a semelhança com o instrumento de Corgan e contatou o especialista musical Alex Heiche, que por sua vez entrou em contato com o cantor do Smashing Pumpkins.

"Esse instrumento mudou a maneira como a banda tocava e também como eu tocava", disse Corgan. "Quando ela foi roubada, não foi como: 'Oh, minha guitarra foi roubada'. Foi a guitarra que afetou o meu jeito de tocar e com o qual eu era fortemente identificado", completou.

O Smashing Pumpkins sairá em turnê neste ano na Europa durante o verão.

Mais Rock