Topo

Shrek causa briga entre Smash Mouth e Smashing Pumpkins 17 anos após estrear

Cena do filme "Shrek" (2001), de Andrew Adamson e Vicky Jenson - Reprodução
Cena do filme "Shrek" (2001), de Andrew Adamson e Vicky Jenson Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

22/08/2018 04h00

Shrek é um clássico da animação. Mas quem poderia esperar que, 17 anos depois de seu lançamento, ainda teria gente brigando por conta da trama do ogro e seu companheiro Burro? Pois é, duas bandas de rock têm trocado provocações nas redes sociais, em uma disputa sobre quem tinha o posto inicial na preferência dos produtores do filme para figurar na música de encerramento do longa.

Um detalhe inesquecível do filme é exatamente sua trilha sonora. Na abertura, quando se vê um pouco do cotidiano do ogro, toca a grudenta "All-Star", do Smash Mouth, que virou hit e, mais tarde, até remixes e memes. No fim, o grupo aparece novamente, desta vez com um cover dos Monkees, "I'm a Believer", nas últimas cenas, antes da entrada dos créditos.

A polêmica está em "I'm a Believer", em uma intriga opondo Smash Mouth e Smashing Pumpinks. Billy Corgan, líder dos Pumpinks, diz que quase uma de suas canções entrou para o encerramento do filme.

Em uma sessão de perguntas e respostas com os fãs, Billy disse: "Nos ofereceram a música de encerramento para Shrek 1. Mas a oferta foi negada e eles a deram para o Smash Mouth, que tinha aquela canção dos Monkees".

Billy Corgan - Mauro Pimentel/UOL - Mauro Pimentel/UOL
Billy Corgan, do Smashing Pumpkins
Imagem: Mauro Pimentel/UOL

Corgan ainda acrescentou que, se a oferta não tivesse negada pela Dreamworks, o Smashing Pumpkins mandaria a faixa "Untitled".

A história poderia ter ficado nisso, mas o Smash Mouth resolveu dar seu lado da história, para dizer que não foi uma opção secundária da produção e falou diretamente a Billy Corgan. 

Via Twitter, a banda escreveu: "Na verdade, a gente tinha dito não, mas o Michael Austin, da Dreamworks, ficou ligando... Nós imaginamos que havia várias bandas sendo chamadas". E ainda acrescentou. "Se o ego de Billy acha que eles foram os primeiros a serem chamados, deixe pensar. Definitivamente teria sido uma pegada mais obscura."

LEIA TAMBÉM:

É até curioso pensar como ficaria o fim do filme, com o romance entre o Burro e o Dragão ao som de "Untitled".

Ainda sobre o Smash Mouth, recentemente Steve Harwell revelou que quase a banda fez uma música para o segundo filme. Mas a canção acabou descartada.