Topo

Oscar


Oscar 2019 deixa mulheres de fora dos indicados a melhor direção

Divulgação/Variety
Karyn Kusama dirige Nicole Kidman em "O Peso do Passado" Imagem: Divulgação/Variety

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

2019-01-22T12:29:05

22/01/2019 12h29

As mulheres ficaram de fora da lista de indicados a melhor direção no Oscar. A edição 2019 da premiação, que anunciou as indicações nesta terça-feira (22), não incluiu nenhuma cineasta na categoria.

Como aponta a "Variety", diversos filmes celebrados pela crítica no ano passado foram dirigidos por mulheres: Lynne Ramsay ("Você Nunca Esteve Realmente Aqui"), Debra Granik ("Sem Rastros") e Marielle Heller ("Poderia Me Perdoar?") eram consideradas candidatas fortes a indicação.

Outros nomes celebrados foram Tamara Jenkins ("Mais Uma Chance"), Josie Rourke ("Duas Rainhas"), Mimi Leder ("Suprema"), Karyn Kusama ("O Peso do Passado") e Chloé Zhao ("The Rider"), que apareceram nas listas de diversas associações de críticos ao redor dos EUA.

As indicações a melhor direção no Oscar 2019 acabaram ficando com Alfonso Cuarón ("Roma"), Spike Lee ("Infiltrado na Klan"), Yorgos Lanthimos ("A Favorita"), Adam McKay ("Vice") e Pawel Pawlikowski ("Guerra Fria").

No ano passado, Greta Gerwig ("Lady Bird: A Hora de Voar") concorreu ao prêmio de melhor direção, perdendo para Guillermo Del Toro ("A Forma da Água"). A americana se tornou, na ocasião, a quinta mulher indicada na história da categoria.

A única vencedora feminina do Oscar de melhor direção segue sendo Kathryn Bigelow, que ganhou o Oscar em 2010 por "Guerra ao Terror".