Topo

Globo de Ouro: "The Americans" quebra jejum e ganha prêmio de série dramática 

Matthew Rhys e Keri Russell em cenas finais de "The Americans" - Divulgação/FX
Matthew Rhys e Keri Russell em cenas finais de "The Americans" Imagem: Divulgação/FX

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

06/01/2019 23h36

O Globo de Ouro trouxe uma surpresa daquelas na noite deste domingo (6): "The Americans", ignorada por cinco anos, foi premiada como melhor série dramática, por sua sexta e última temporada. Confira a lista completa de vencedores.

Centrada em um casal de espiões russos que vivem como americanos comuns nos Estados Unidos, em plena Guerra Fria, a produção do canal FX sequer havia sido indicada nos outros anos - daí o espanto com a decisão da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) em premiá-la. 

Isso que não significa, de forma alguma, que o troféu não fosse merecido. "The Americans" foi muito elogiada pela crítica por sua temporada derradeira, e entrou em várias listas de "melhores do ano" feitas por veículos especializados. 

A série veterana concorria com quatro estreantes: "Killing Eve", "Homecoming", "Pose" e "Bodyguard". Sua vitória, inclusive, coloca fim a uma sequência de prêmios para as novatas, que vinham dominando a categoria de série dramática há quatro anos, com "The Affair" (2015), "Mr. Robot" (2016), "The Crown" (2017) e "The Handmaid's Tale" (2018).