Topo

Geek


Onde "Aquaman" se encaixa na linha do tempo do Universo Cinematográfico da DC

Jason Momoa com o uniforme clássico do Aquaman - Divulgação
Jason Momoa com o uniforme clássico do Aquaman Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

21/12/2018 04h00

Como qualquer grande franquia que tenta construir todo um mundo ficcional, o universo cinematográfico da DC muitas vezes deixa os fãs um pouco confusos com a linha do tempo dos acontecimentos.

Com a estreia de "Aquaman" no último dia 13, mais um capítulo deste universo inspirado pelos personagens da editora foi adicionado, e muitos ficaram se perguntando como a história e a mitologia de Atlântida se encaixa na franquia maior.

Abaixo, reunimos uma linha do tempo do universo DC, juntando humanos, atlantes, amazonas, heróis, vilões e até deuses gregos. Confira a fascinante história desta saga:

Ataque das forças de Apokolips à Terra - Reprodução/Screen Rant
Ataque das forças de Apokolips à Terra
Imagem: Reprodução/Screen Rant

As origens do universo DC

  • 200.000 a.C.: Zeus criou a humanidade na Terra -- mas, após os humanos serem corrompidos por seu irmão maligno Ares, deu vida às guerreiras amazonas para proteger a civilização e guiá-la para o melhor caminho possível. Tudo isso foi revelado por Hipólita (Connie Nielsen), mãe de Diana (Gal Gadot) em "Mulher-Maravilha".
  •  28.000 a.C.: As forças do planeta alienígena Apokolips, lideradas pelo terrível Lobo da Estepe, invadem a Terra. Amazonas se unem a humanos, atlantes (cuja criação ainda não foi explicada pelo universo DC) e aos próprios deuses para derrotá-lo. Materiais promocionais de "Liga da Justiça" confirmaram a data.
  • 3.000 a.C.: A aliança entre atlantes, amazonas e humanos termina. As amazonas voltam a se tornar reclusas na ilha de Themyscira e não interferem nos assuntos humanos até os eventos de "Mulher-Maravilha".

A civilização de Atlantis, antes de afundar - Reprodução/Screen Rant
A civilização de Atlantis, antes de afundar
Imagem: Reprodução/Screen Rant

Os anos intermediários

  • 1.000 d.C.: Atlântida afunda. Conforme Vulko (Willem Dafoe) conta para o jovem Arthur Curry em "Aquaman", a civilização vivia na superfície e tinha tecnologia avançadíssima, mas sua ganância por mais poder acabou levando a um incidente que derrubou todas as suas cidades para o fundo do mar. Tomado por vergonha, o rei Atlan impõe um autoexílio e leva consigo o seu poderoso tridente.
  • 1.100 d.C.: Zeus vive um romance com a rainha Hipólita, das Amazonas, e com ela tem uma filha: Diana, a Mulher-Maravilha. Mais ou menos ao mesmo tempo, Ares mata todos os outros deuses do Olimpo.
  • 1918 d.C.: Steven Trevor (Chris Pine), combatente da Primeira Guerra Mundial, acha a ilha de Themyscira por acidente. Sua aparição convence Diana a ajudar a humanidade na guerra, e lá ela enfrenta e mata Ares (David Thewlis), que estava manipulando todo o conflito por trás das cortinas.

A Liga da Justiça - Reprodução/Screen Rant
A Liga da Justiça
Imagem: Reprodução/Screen Rant

A era dos heróis

  • 1979 d.C.: Nasce Arthur Curry, filho de uma rainha atlante (Nicole Kidman) e um faroleiro humano (Temuera Robinson). Ele cresce para se tornar o herói Aquaman (Jason Momoa).
  • 1980 d.C.: Nos confins do espaço, o planeta Kripton é destruído. Jor-El (Russell Crowe) decide salvar o seu filho, Kal-El, ao enviá-lo para a Terra em uma cápsula, onde ele é adotado por Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner) e cresce para se tornar o Superman (Henry Cavill).
  • 1981 d.C.: Os pais do jovem Bruce Wayne são mortos em um assalto em Gotham City. Quatorze anos depois, em 1995, ele se transforma no vigilante Batman (Ben Affleck).
  • 2013 d.C.: Superman revela seus poderes para o mundo quando um remanescente da civilização kriptoniana, o General Zod (Michael Shannon), tenta invadir a Terra. Ele mata o vilão no final de "O Homem de Aço".
  • 2015 d.C.: Após um confronto com o Batman provocado pelo vilão Lex Luthor (Jesse Eisenberg), Superman é morto pelo Apocalypse, um monstro criado a partir do cadáver do General Zod -- eventos de "Batman vs Superman: A Origem da Justiça".
  • 2016 d.C.: Amanda Waller (Viola Davis) junta um grupo de super-vilões, incluindo Arlequina (Margot Robbie) e Pistoleiro (Will Smith), para derrotar uma ameaça que ela mesma criou: uma deusa antiga chamada Magia (Cara Delevingne), que quer que o mundo a venere novamente -- eventos de "Esquadrão Suicida".
  • 2016 d.C.: Batman e Mulher-Maravilha, movidos pela morte do Superman, recrutam Aquaman, Flash (Ezra Miller) e Ciborgue (Ray Fisher) e formam a "Liga da Justiça". Eles ressuscitam Superman e derrotam uma segunda tentativa de invasão de Lobo da Estepe.
  • 2016 d.C.: Em sua aventura solo, Aquaman é chamado por Mera (Amber Heard) para assumir o seu trono em Atlântida. Juntos, os dois encontram o tridente de Atlan e o herói derrota o plano de seu meio-irmão, Orm (Patrick Wilson), que desejava destruir a civilização da superfície.