Topo

Andrômeda virou mulher no novo "Cavaleiros do Zodíaco"; roteirista defende mudança

A Andromeda da nova versão de "Cavaleiros do Zodíaco" - Reprodução/YouTube
A Andromeda da nova versão de "Cavaleiros do Zodíaco" Imagem: Reprodução/YouTube

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

09/12/2018 15h23

O roteirista Eugene Son, um dos criadores da nova versão de "Cavaleiros do Zodíaco", usou o Twitter para se pronunciar sobre polêmica levantada pelo trailer da série, que foi exibido durante a CCXP 2018 (Comic-Con Experience) neste sábado (8).

A controvérsia girou principalmente em torno da mudança de gênero do personagem Andrômeda, um dos protagonistas da série. Son e o restante dos criadores do remake decidiram fazer com que Andrômeda, um dos Cavaleiros de Bronze, fosse do sexo feminino nesta nova encarnação do anime.

O roteirista admitiu, na rede social, que a ideia foi sua. Ele relatou como os roteiristas queriam "mudar muito pouco" da série original ao produzir o remake, por conta dos "fortes conceitos centrais" que fizeram a legião de fãs de "Cavaleiros do Zodíaco" se reunirem em torno da história.

"A maioria da série funciona bem hoje em dia, mesmo depois de 30 anos. A única coisa que me incomodava era que os Cavaleiros de Bronze eram todos caras. A série sempre teve personagens femininas fortes, dinâmicas e fantásticas, o que se reflete no número de mulheres que são apaixonadas pelo mangá e anime", relatou.

"Mas, 30 anos atrás, um grupo de caras combatendo para salvar o mundo, sem nenhuma garota por perto, não era raro. Era o padrão. Hoje em dia, o mundo é diferente. Caras e garotas lutando lado a lado é o padrão. Estamos acostumados a ver isso. Certo ou errado, se mantivéssemos um time só de caras, o público poderia ver como uma sentença política da nossa parte", comentou ainda.

Son disse que a equipe chegou a contemplar a possibilidade de transformar personagens femininas existentes na narrativa, como Marin e Shaina, em Cavaleiros de Bronze. Outra opção seria criar uma nova personagem, que se juntaria ao time, mas Son achou que isso seria visto como "um gesto óbvio", e que a personagem se deslocaria do todo por ser a única que não estava no material original.

Quando a possibilidade surgiu de transformar Andrômeda em uma personagem feminina, as discussões começaram a progredir. "Os conceitos básicos da personagem são os mesmos: Ela usa as suas correntes para se proteger e proteger os seus amigos, algo que aprendeu com seu irmão superprotetor, que também a ensinou a lutar", garantiu.

Son continuou dizendo que sabia que sua decisão seria controversa. Ele não vê, no entanto, a mudança como uma traição do personagem original. "O Andrômeda que vocês conhecem continua sendo incrível. Esta é só uma nova interpretação, um novo olhar", comentou.

O roteirista concluiu usando o exemplo de "Battlestar Galactica", que mudou o gênero de uma personagem importante, Starbuck, entre o original e o remake. "Quando eles fizeram isso, achei estranho. Mas assisti à série, e amei. Uma personagem incrível, muito bem interpretada", disse.

Son convidou os fãs a assistirem à nova versão de "Cavaleiros do Zodíaco" antes de julgarem sua decisão, mas garantiu que "está tudo bem" se a mudança de Andrômeda for um obstáculo intransponível para alguns deles.

A série estreia na Netflix em 2019, ainda sem data precisa definida.