Topo

Por que "Roma" não ganhou indicação a melhor drama no Globo de Ouro?

Cena do filme "Roma", de Alfonso Cuarón - Divulgação/Netflix
Cena do filme "Roma", de Alfonso Cuarón Imagem: Divulgação/Netflix

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

06/12/2018 12h24

O filme "Roma", do cineasta mexicano Alfonso Cuarón ("Gravidade"), consolidou seu espaço como um dos destaques da temporada de premiações ao conseguir três indicações ao Globo de Ouro 2019 nesta quinta-feira (6), mas muitos ficaram se perguntando o motivo do filme ter ficado de fora da categoria principal, a de melhor drama.

Como esclarece o "The Hollywood Reporter", não se trata de uma "esnobada" dos votantes do Globo de Ouro, e sim de uma regra específica da premiação. Nela, os títulos que concorrem a melhor filme estrangeiro (como "Roma", que foi produzido no México) não podem ser indicados nas categorias principais, de drama e comédia/musical.

LEIA TAMBÉM

Desta forma, "Roma" ficou com indicações a melhor filme estrangeiro, melhor direção e melhor roteiro (ambos para Cuarón). As categorias de melhor filme de drama e melhor filme de comédia ou musical são exclusivamente para produções faladas em inglês. A regra, no entanto, não se aplica ao Oscar. Caso consiga uma indicação a melhor filme, "Roma" se tornará também a primeira produção da Netflix a alcançar o feito.

O Globo de Ouro 2019 acontece em 6 de janeiro.