Topo

Lady Gaga ganha força na corrida ao Oscar após indicação ao Globo de Ouro

Lady Gaga no Globo de Ouro 2016, quando foi premiada por sua atuação na série "American Horror Story" - Reuters
Lady Gaga no Globo de Ouro 2016, quando foi premiada por sua atuação na série "American Horror Story" Imagem: Reuters

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

06/12/2018 12h20

Estrela da música, da televisão, e também do cinema? Três anos depois de levar um Globo de Ouro por sua atuação na série "American Horror Story", Lady Gaga concorre novamente na premiação, agora em dose dupla.

A parceria com Bradley Cooper em "Nasce Uma Estrela" rendeu à cantora uma indicação de melhor atriz em filme dramático e também de melhor canção original por "Shallow", dividida com Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt.

Na principal categoria, de melhor atriz, Lady Gaga disputa a estatueta de 2019 com veteranas como Glenn Close e Nicole Kidman, a comediante Mellissa McCarthy e a "Garota Exemplar" Rosamund Pike. O resultado será conhecido no dia 6 de janeiro de 2019, durante a cerimônia de entrega do Globo de Ouro, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, na Califórnia.

LEIA TAMBÉM

A cantora conta ainda com o poder inegável da magia de "Nasce Uma Estrela" sobre Hollywood. Judy Garland e Barbra Streisand ganharam o Globo de Ouro de atriz de comédia ou musical em duas versões anteriores do clássico.

Já "Shallow", música escrita e produzida por Lady Gaga, é a principal faixa da trilha sonora original da nova versão do filme e - além da indicação ao Globo de Ouro - tem levado a cantora aos topos das paradas musicais novamente. É outra forte concorrente na mesma categoria no Oscar, que deve anunciar seus indicados cerca de duas semanas depois do Globo de Ouro, no final de janeiro.

Química perfeita

O remake de "Nasce Uma Estrela" foi bem recebido pela crítica estrangeira. A média do longa no site Rotten Tomatoes, que reúne as principais avaliações da crítica, é de 90% de aprovação dos profissionais de mídia.

A química entre a dupla protagonista ganhou destaque entre os críticos. Vale lembrar que os eleitores do Globo de Ouro são jornalistas membros da Associação dos Jornalistas Estrangeiros de Hollywood, a HFPA, que trabalham em Los Angeles cobrindo essencialmente cinema.

"A química entre eles é palpável e impressionante, ainda mais considerando que este é o primeiro grande papel de Gaga no cinema - um fato que me fez esquecer, lembrar e me impressionar ao longo do filme", escreveu Kara Weisenstein, da Vice.

"Para Cooper, é uma estreia polida na direção. Para Gaga, é uma ponte tão confortável do estrelato pop para o mundo do cinema quanto se poderia imaginar. Como geralmente acontece com duetos, esse é o tipo de poder estelar combinado que é difícil de superar", opinou Brian Lowry, da CNN.

Rumo ao Oscar

Diferentemente do Globo de Ouro, quem define os concorrentes e vencedores do Oscar são os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou seja, atores, produtores, diretores. Gente que trabalha ou já este bastante envolvido com a indústria. Ainda assim, o Globo de Ouro costuma ser um bom termômetro do que veremos na principal premiação do cinema.

Para efeito de comparação, no começo deste ano Frances McDormand fez dobradinha no Globo de Ouro e Oscar como melhor atriz em filme dramático e melhor atriz por seu papel em "Três Anúncios Para Um Crime".

Além de McDormand, Gary Oldman também levou como melhor ator nas duas premiações, com sua recriação perfeita de Winston Churchill em "O Destino de Uma Nação".