Topo

Em clima de incerteza, "Demolidor" pode ter futuro decidido por redes sociais

Matt Murdock merece uma quarta temporada de "Demolidor"? - Reprodução
Matt Murdock merece uma quarta temporada de "Demolidor"? Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

24/10/2018 13h57

Enquanto "Demolidor" terminou sua terceira temporada de maneira impactante, ainda há uma certa indefinição sobre o futuro da série de Matt Murdock. Embora a série do showrunner Erik Oleson e do ator Charlie Cox tenha caído nas graças do público e da crítica, alguns fatores neste entorno são preocupantes.

"Demolidor" é o principal nome da escalação de séries da Marvel na Netflix, que viu as últimas semanas serem conturbadas após os cancelamentos de "Luke Cage" e "Punho de Ferro".

Oleson, obviamente, é o mais esperançoso que a saga do advogado que combate o crime continue. "Eu posso te dizer que tenho muita esperança de fazer uma quarta temporada", disse ao EW. O produtor assumiu a série somente nesta última etapa, depois das passagens de Steven S. DeKnight (temporada 1) e Doug Petrie e Marco Ramirez (temporada 2). "Não há nada oficial, mas se houver, ficarei muito feliz em fazer parte dela".

Leia mais:

É claro que a possibilidade de "Demolidor" não ser renovada é pequena diante de tanta repercussão positiva com o desfecho da terceira temporada. Mesmo assim, existe um clima de incerteza entre a mídia especializada e poucas afirmações incisivas dos envolvidos.

Estrela da série, o britânico Charlie Cox disse ao site The Hollywood Reporter que gostaria de um final com mais esperança para Matt, mas também se esquivou sobre a renovação. "Neste momento, eu não sei se há intenção de fazer mais episódios, mas se for este o caso, seria um desafio interessante para os roteiristas".

"Acho que não poderíamos fazer uma nova temporada com Matt tão isolado, sozinho e bravo. Para evitar ser um disco riscado e repetido, vamos ter que achar um Matt Murdock com uma atitude diferente com as pessoas que ama, a si mesmo e Deus", continuou.

Danny Rand (Finn Jones), o Punho de Ferro, e Luke Cage (Mike Colter) em cena da segunda temporada de "Luke Cage" - David Lee/Netflix - David Lee/Netflix
Danny Rand (Finn Jones), o Punho de Ferro, e Luke Cage (Mike Colter) em cena da segunda temporada de "Luke Cage"
Imagem: David Lee/Netflix

A chegada do Mercenário e as redes sociais

Mercenário deu um grande fôlego para "Demolidor" e abriu portas para a história. Mesmo neste clima de incertezas sobre a continuidade da série, Oleson foi questionado sobre a possibilidade de uma suposta nova história girar em torno deste vilão.

"Eu temo que não poderia responder essa pergunta. Vamos dizer que já vimos a origem do Mercenário e há muitas, muitas histórias com estes personagens. Se a temporada 4 seguir ou não nesta direção, o Mercenário viverá neste mundo porque já entendemos como ele foi criado".

É difícil imaginar que a Marvel e Netflix não estejam empenhadas em seguir com a história de Matt Murdock adiante, mas é uma possibilidade real.

De acordo com o site CBR.com, a queda da repercussão de "Punho de Ferro" e "Luke Cage" nas redes sociais foi um dos fatores que contribuiu para o cancelamento das séries, esta última agravada por atritos entre Marvel e Netflix.

E o fenômeno, mostrado em números pela Business Insider, aponta que tanto "Demolidor" quanto "Jessica Jones" também enfrentam quedas no burburinho online.

Embora estes dados de engajamento de redes sociais não queiram dizer muito para os fãs da série, podem ser mais do que suficiente para que executivos escolham por limar Matt Murdock de uma futura quarta temporada.