Topo

Cadê o uniforme? Contamos os segredos por trás do novo visual do Demolidor

Charlie Cox é o Demolidor na terceira temporada da série da Marvel na Netflix - Nicole Rivelli/Netflix
Charlie Cox é o Demolidor na terceira temporada da série da Marvel na Netflix
Imagem: Nicole Rivelli/Netflix

Beatriz Amendola

Do UOL, em Nova York*

24/10/2018 04h00

Matt Murdock (Charlie Cox) está bem diferente na terceira temporada de "Demolidor", que estreou na última sexta-feira (19) na Netflix. E não apenas emocional e psicologicamente: ele deixou de lado o seu tradicional uniforme vermelho para adotar um traje mais simples, semelhante ao que usava no começo do primeiro ano da série.

Faz sentido, já que ao fim de "Os Defensores" o herói foi dado como morto após o colapso de um prédio para reaparecer sendo cuidado por freiras. "É parecido com o da primeira temporada, preto e montado por ele mesmo para que ele continue a sair e a lutar contra o crime, mas ainda protegido", explica a figurinista Liz Vastola ao UOL e a um grupo de jornalistas durante uma visita ao set da série, em Nova York.

Leia também

A máscara, que Murdock usa para esconder que é cego, ganhou atenção especial. "A máscara dele nesta temporada é feita com dois tipos de tecido que têm elasticidade, mas são básicos. Ele está vivendo no convento com a Irmã Maggie [papel de Joanne Whalley], então o tecido vem dos hábitos das freiras, nas cores preto e creme".

12.mar.2016 - Vestido com uniforme vermelho, Matthew Murdock (Charlie Cox) aparece em cena da segunda temporada de "Demolidor" - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
O uniforme vermelho de Murdock ficou de escanteio
Imagem: Divulgação/Netflix

O acessório envolve a cabeça de Matt como uma atadura, com uma amarração na parte de trás da cabeça, invocando um forte simbolismo. "Uma coisa à qual fazemos referência, e que foi uma coincidência feliz, é a representação da Justiça cega, que costuma ter um pedaço de pano sobre seus olhos. É um paralelo interessante para o Demolidor", diz a figurinista sobre o herói, que é advogado de dia e vigilante à noite.

Como não é nem um pouco prático lutar com os olhos cobertos, Liz e sua equipe de 15 pessoas usaram alguns truques para garantir que o ator Charlie Cox e seus dublês pudessem enxergar. "Temos versões diferentes, em que raspamos um pouco do tecido de forma que se possa ver através dele. Para as cenas de ação, a máscara é feita é um micro-fibra que permite ver até no escuro".

Assim como as outras séries da parceria Marvel-Netflix, "Demolidor" é mais pé no chão do que outras produções do vasto Universo Cinematográfico da Marvel, e essa característica foi acentuada também no vestuário, a pedido do showrunner Erik Oleson.

"O figurino realmente tenta manter a série com um pé na realidade", conta Liz. "A roupa tem a ver com o que acontece na cidade. O demolidor luta à noite, então trazemos esse ar noturno. E isso está nos outros personagens: Karen [Deborah Ann Woll] expressa mais atitude em suas roupas, que ganharam mais movimento e mais independência."

*A repórter viajou a convite da Netflix