Topo

VMA: Madonna aparece de surpresa, homenageia Aretha, mas sofre críticas

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

21/08/2018 00h49

Por essa ninguém esperava. Três dias depois de completar 60 anos, Madonna deu um tempinho de Lisboa e surgiu em Nova York no palco do VMA 2018 para entregar o principal prêmio da noite, de melhor clipe. Mas sua participação foi muito além disso. A rainha da música pop fez uma homenagem à rainha do soul, Aretha Franklin, que morreu no último dia 16. A reação na internet foi mista, com críticas de quem tenha considerado o gesto, com Madonna falando mais de si do que de Aretha, desrespeitoso.

Madonna fez um longo discurso e contou como, mesmo indiretamente, Aretha deu um empurrãozinho para que a carreira dela de cantora começasse. Madonna contou que, sem perspectivas, mas confiante, resolveu participar de um teste para fazer backing vocal para a diva. Não passou, mas os executivos franceses que a avaliaram deram semanas depois uma chance para que ela fosse até Paris. trabalhar com o lendário produtor Giorgio Moroder, o pai da disco music.

LEIA TAMBÉM

Com um visual bastante peculiar, de roupa preta, tranças, uma espécie de coroa de espinhos e acessórios barulhentos no cabelo, Madonna ainda saudou Aretha com um "vida longa à rainha".

E ainda fez questão de lembrar que se apresentou com "Like A Virgin" na primeira edição do VMA, que aconteceu em 1984 no mesmo lugar que voltou a sediar a premiação neste ano: o Radio City Music Hall, em Nova York. "Perdi meu sapato e disfarcei na performance. Meu agente disse que aquilo seria meu fim. Bem, veja onde estou hoje".

Em seguida a rainha do pop entregou o astronauta de prata de melhor clipe do ano para Camila Cabello, que levou o prêmio por "Havana". Incrédula, a cantora cubana fez questão de falar o quanto respeita Madonna e que já tinha assistido todos os seus documentários e clipes. Camila ainda fez questão de ajoelhar aos pés da rainha do pop ao aceitar o prêmio da MTV.

As críticas a Madonna surgiram após a performance, nas redes sociais. "Foi um tributo estranho a Aretha. Queria que Madonna tivesse falado menos sobre ela e mais sobre Aretha", disse uma internauta. "Estou tão perdida. Achei que Madonna homenagearia Aretha, mas apenas homenageou a si mesma", opinou outra pessoa.