Topo

"Minha grande inspiração", diz Fogaça; chefs falam da morte de Bourdain

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/06/2018 10h22

Chefs brasileiros e estrangeiros usaram as redes sociais para lamentar a morte de Anthony Bourdain, aos 61 anos, em um hotel na França. A suspeita é de que ele tenha cometido suicídio. Ele estava no país para gravar mais um capítulo de seu programa "Parts Unknown". A informação foi confirmada pelo canal CNN.

Bourdain ficou conhecido não só por seus programas de TV, mas, antes disso, por seus livros em que explorava a comida, a viagem e a condição humana, defendendo populações marginalizadas.

Leia também

O chef brasileiro Henrique Fogaça, jurado do programa "Master Chef", afirmou que Bourdain foi sua grande inspiração. "Meu ídolo e cozinheiro se suicidou. A cada dia vejo que o que mais importa nessa vida é estar sereno, com a família e com os verdadeiros amigos", escreveu.

O chef brasileiro Alex Atala postou uma foto no Instagram com a legenda "Rest in Power". Nos comentários, os fãs do chef pareciam não acreditar na notícia da morte.

Rest in Power

Uma publicação compartilhada por Alex Atala (@alexatala)

em

A brasileira Bel Coelho também lamentou a morte. No Instagram, ela escreveu "Ele era pra mim um alento nesse complexo e "exclusivo" universo gastronômico. Uma resistência à caretice e hipocrisia, um olhar focado no que há de mais mágico e humano por trás de um prato de comida".

O chef Rodrigo, do restaurante Mocotó, que serviu o prato Mocofava para Anthony Bourdain, relembrou da ocasião. "Servir mocofava pra esse cara foi um momento surreal. Como foi também a notícia de sua morte hoje cedo".

No Facebook, o apresentador Alvaro Garnero disse que Bourdain foi uma inspiração e amigo. "Uma das pessoas mais incríveis que já conheci na vida. Saber de sua morte e das condições em que ocorreu só aumenta a dor da perda".

Gordon Ramsay, famoso pelo programa "Hells Kitchen", disse estar devastado e triste com a morte de Bourdain. "Ele trouxe o mundo para nossas casas e inspirou muitas pessoas a explorar culturas e cidades por meio de suas comidas.

A chef Nigella Lawson postou no Twitter que está com o coração partido após saber das notícias da morte de Bourdain. Os dois eram amigos e atuaram como jurados no programa "The Taste".

O chef Jamie Oliver afirmou no Instagram estar totalmente chocado. "Ele simplesmente não pode substituído".

O chef Buddy Valastro, o Cake Boss, lamentou a morte e alertou para o número de telefone, nos Estados Unidos, para a prevenção do suicídio.