"Minha grande inspiração", diz Fogaça; chefs falam da morte de Bourdain

Chefs brasileiros e estrangeiros usaram as redes sociais para lamentar a morte de Anthony Bourdain, aos 61 anos, em um hotel na França. A suspeita é de que ele tenha cometido suicídio. Ele estava no país para gravar mais um capítulo de seu programa "Parts Unknown". A informação foi confirmada pelo canal CNN.
Bourdain ficou conhecido não só por seus programas de TV, mas, antes disso, por seus livros em que explorava a comida, a viagem e a condição humana, defendendo populações marginalizadas.
Leia também
- Chef, escritor e apresentador Anthony Bourdain morre aos 61 anos
- Anthony Bourdain se enforcou na banheira com faixa do roupão de banho, diz site
- Namorada de Anthony Bourdain diz estar devastada com a morte do chef
- Em entrevistas, Bourdain disse que gostaria de comer sushi antes de morrer
- Ligações para serviços de prevenção ao suicídio batem recorde após morte
O chef brasileiro Henrique Fogaça, jurado do programa "Master Chef", afirmou que Bourdain foi sua grande inspiração. "Meu ídolo e cozinheiro se suicidou. A cada dia vejo que o que mais importa nessa vida é estar sereno, com a família e com os verdadeiros amigos", escreveu.
O chef brasileiro Alex Atala postou uma foto no Instagram com a legenda "Rest in Power". Nos comentários, os fãs do chef pareciam não acreditar na notícia da morte.
A brasileira Bel Coelho também lamentou a morte. No Instagram, ela escreveu "Ele era pra mim um alento nesse complexo e "exclusivo" universo gastronômico. Uma resistência à caretice e hipocrisia, um olhar focado no que há de mais mágico e humano por trás de um prato de comida".
O chef Rodrigo, do restaurante Mocotó, que serviu o prato Mocofava para Anthony Bourdain, relembrou da ocasião. "Servir mocofava pra esse cara foi um momento surreal. Como foi também a notícia de sua morte hoje cedo".
No Facebook, o apresentador Alvaro Garnero disse que Bourdain foi uma inspiração e amigo. "Uma das pessoas mais incríveis que já conheci na vida. Saber de sua morte e das condições em que ocorreu só aumenta a dor da perda".
Gordon Ramsay, famoso pelo programa "Hells Kitchen", disse estar devastado e triste com a morte de Bourdain. "Ele trouxe o mundo para nossas casas e inspirou muitas pessoas a explorar culturas e cidades por meio de suas comidas.
Stunned and saddened by the loss of Anthony Bourdain. He brought the world into our homes and inspired so many people to explore cultures and cities through their food. Remember that help is a phone call away US:1-800-273-TALK UK: 116 123
— Gordon Ramsay (@GordonRamsay) 8 de junho de 2018
A chef Nigella Lawson postou no Twitter que está com o coração partido após saber das notícias da morte de Bourdain. Os dois eram amigos e atuaram como jurados no programa "The Taste".
Heartbroken to hear about Tony Bourdain’s death. Unbearable for his family and girlfriend. Am going off twitter for a
while
— Nigella Lawson (@Nigella_Lawson) 8 de junho de 2018
O chef Jamie Oliver afirmou no Instagram estar totalmente chocado. "Ele simplesmente não pode substituído".
O chef Buddy Valastro, o Cake Boss, lamentou a morte e alertou para o número de telefone, nos Estados Unidos, para a prevenção do suicídio.