Topo

Madrugada mais fria do ano faz público levar até cobertor à Virada Cultural

Público acompanha o show do cantor Netinho sob frio de bater queixo durante a Virada Cultural, na madrugada deste domingo (20), em São Paulo - Ricardo Matsukawa/UOL
Público acompanha o show do cantor Netinho sob frio de bater queixo durante a Virada Cultural, na madrugada deste domingo (20), em São Paulo
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Mauricio Dehò

Do UOL, em São Paulo

20/05/2018 05h53

Depois de uma virada no tempo de São Paulo no sábado (19) de manhã, o início da Virada Cultural foi de frio se acentuando, a ponto de o domingo começar com a madrugada mais fria do ano. Para o público, um perrengue a mais a superar.

A temperatura foi baixando no início da noite e chegou a bater nos  11°C às 5h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência de SP, com sensação de frio acentuada principalmente no centro, com os "corredores de vento" aumentando o sofrimento de alguns e a camadas de outros.

Élcio Luís, professor de 54 anos, já esperava pelo frio. Conferiu a previsão do tempo e se protegeu.

"Já sabia. Então vim de couro e duas camadas de roupas, por dentro e por fora", disse ele, que ainda protegia a cabeça com um lenço.

A escolha de show ajudou a esquentar. "Vim ver forró, com certeza é a melhor escolha pra vencer o frio, dançar dá uma adrenalina", disse ele, durante show de Mariana Aydar, que levantou a galera com clássicos da música nordestina.

No mesmo palco, quem chamava atenção era Ellen Vitória, estudante de 18 anos. Seu cobertor colorido teve muito uso, já que o vento no centro era cruel com o público.

LEIA TAMBÉM

Mas ela deu sorte. "Não vi a previsão. Mas trouxe um cobertor na mochila, porque sabia que ia ficar até de noite. Tem que estar preparada", afirmou ela, que se aqueceu também em shows como os que contaram com Tulipa Ruiz, Elza Soares e Caetano Veloso.

Quem se deu pior foi Joice Miranda, de 17 anos. De shorts, ela e um grupo de amigas sofriam com o frio. "Erramos no look", admitiu ela. "A gente quase voltou pra casa pra colocar calça. Estamos sofrendo muito. Mas, agora que já estamos aqui, vamos ficar mais um pouco."

A previsão do tempo para domingo mostra que o frio prossegue. A máxima não deve passar de 19°C.