Topo

Cantor do meme "de A-É-C-I-O!" assiste ao vídeo pela 1ª vez... e adora

Jean Patrick Baptiste, conhecido pelo trabalho com o grupo francês Ottawan - Reprodução/Facebbok
Jean Patrick Baptiste, conhecido pelo trabalho com o grupo francês Ottawan Imagem: Reprodução/Facebbok

Leonardo Rodrigues*

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 04h00

No ritmo quente da disco music, os caribenhos Jean Patrick Baptiste e Annette Eltice botam fogo na pista enquanto ecoa um curioso refrão: “De A-É-C-I-O!/De A-É-C-I-O!” –ele mesmo, o tucano Aécio Neves. Usado por eleitores no pleito presidencial de 2014, o meme criado pelo DJ Marco Ferrari voltou com força à internet desde que o ex-senador virou réu na operação Lava Jato, alvo de nove inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O vídeo com o jingle não-oficial viralizou, foi assunto até no “Fantástico” e agora virou granada nas mãos dos anti-Aécio. A internet não perdoa. “De quem é a propina de 2 milhões da JBS? De Aéciooo!”, escreve uma internauta no YouTube. Deu-se o efeito cascata: "Quem é o campeão em citações na Lava Jato?", pergunta outro usuário. “De quem é a próxima prisão em Curitiba?”, provoca um terceiro. “Genial. A cada citação na Lava Jato essa bagaça volta à tona.”

Leia também

Pergunta necessária: mas que raios de música é essa? Hit maior do grupo de disco music francês Ottawan, na época formado por Baptiste e Annette, naturais da ilha de Guadalupe, “D.I.S.C.O.” estourou no mundo e principalmente na Europa na virada dos anos 1970 para os 1980. Com arranjo de inspiração caribenha, a música surfou na febre das discotecas e ecoou inclusive no Brasil, ao ser incluída na trilha sonora da novela global “Água Viva”.

Criado pelos produtores Daniel Vangarde e Jean Kluger, que também assinam a faixa “D.I.S.C.O.” o Ottawan é conhecido como o primeiro grupo do gênero formado na França, fundamental na disseminação do estilo no continente Europeu, onde ainda hoje se apresentam com regularidade sobretudo na Rússia, casa de sua base mais fiel de fãs. No país da próxima Copa do Mundo, Baptiste não consegue sair às ruas sem ser tietado.

Caso você ainda tenha ficado na dúvida, eis o que é dito no refrão do meme: “D-I-S-C-O”, simplesmente o título da música soletradonada “de Aécio”, evidentemente. Mas o que a sigla quer dizer? Além de ser uma referência ao gênero musical, ela simplesmente pontua os adjetivos da mulher descrita na letra: "She is D, delirious/She is I, incredible/She is S, superficial/She is C, complicated/She is oh-oh-oh".

UOL - Você conhecia Aécio Neves e esse meme? Curtiu a zoeira?

Jean Patrick Baptiste - Já tinha ouvido sobre as acusações contra o senhor Aécio Neves, porque estou em contato com muita informação via canais de televisão. Eu não sabia, no entanto, que minha música foi usada para isso. Eu achei divertido!

O Ottawan fez grande sucesso na Europa com “D.I.S.C.O.” e "Hands Up (Give Me Your Heart) e simplesmente sumiu da cena em seguida com o fim da febre das discotecas. Como foi pra você?

Eu nunca parei de fazer música. Não tinha nenhuma música nova, a moda disco havia passado, portanto aparecia menos na TV, mas eu continuei na cena musical. Jamais teria feito outra escolha. De uns anos pra cá, com o retorno do sucesso de várias turnês dos anos 1980, eu posso ser visto de novo na TV.

O cantor Jean Patrick Baptiste - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O cantor Jean Patrick Baptiste
Imagem: Reprodução/Facebook

Onde está Annette Eltice? Por que ela saiu do Ottawan?

Ela se cansou e deixou o grupo no auge. Voltou para Guadalupe. As últimas notícias que tive eram de que ela estava dando aulas de canto. Depois disso, eu continuei com várias cantoras diferentes. Atualmente, canto com minha filha Noémie na maior parte do tempo. Na Rússia, também trabalho com Isabelle, uma jovem cantora da Costa do Marfim.

“D.I.S.C.O.” fez sucesso no Brasil ao virar trilha de novela em 1980. Por que vocês nunca vieram para cá?

Eu não sabia que minha música foi trilha de novela. Que vergonha! Mas acho ótimo! Eu tenho muitos fãs no Brasil. Eles sempre escrevem para mim e me perguntam quando eu irei ao país. Eu gostaria muito, mas não tenho contato de ninguém. Se um promotor de shows estiver interessado, pode entrar em contato comigo! Seria um grande prazer.

Voltando à política: Aécio Neves costuma dizer que não é de direita nem de esquerda. De que lado ideológico você está?

Eu sou mais de direita, como muitos artistas, mas isso não quer dizer que eu endosso todos os políticos de direita. Há políticos de esquerda muito valiosos também. Hoje estamos experimentando coisas terríveis com o terrorismo, que está em todo lugar do mundo. Não consigo compreender isso. Mas minhas opiniões sobre política são apenas pessoais. Não avanço mais sobre isso. Há o domínio público, minhas músicas e o domínio privado.

Então você jamais aceitaria cantar um jingle para algum político? Nem adianta Aécio Neves pedir?

Certamente não. Eu não quero misturar política com o meu trabalho. Meu repertório é feito para colocar alegria, um bálsamo no coração das pessoas. Canto para que elas possam festejar.

*Colaborou Ricardo Santos