Topo

"Preta com muito orgulho": MC de 6 anos viraliza defendendo seus cabelos crespos

Taís Vilela

Do UOL, no Rio*

08/05/2018 04h00

O sorriso banguela de Elis MC cativou os internautas nas últimas semanas, com o seu primeiro clipe. A garota, que já havia conquistado alguma fama na web por seus vídeos de dancinhas agora se lançou como cantora. O tema ainda é o mesmo: defender sua cor e seus cabelos crespos.

Elis - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A garotinha lançou recentemente “Vem Dançar com a Elis”, em que não só mostra seus passinhos, como também manda um papo sério nas letras. E sem “caô”.

Em entrevista ao UOL, Elis brincou ao ser questionada se quer ser famosa: “Eu já sou famosa”. Ela e a mãe, Renata Morais, contaram que tudo começou com um vídeo em que ela mostrava seus cabelos e dizia que não se tratava de uma peruca: “meu cabelo já nasceu assim”.

Renata diz que Elis, por ter a pele um pouco mais clara, não era vista por todos como negra e algumas pessoas estranhavam seu cabelo – muitas vezes chamado pejorativamente de “duro”. A ideia foi investir na menina perceber sua beleza.

“Eu comecei a entender que a vida da Elis ia ser diferente se a auto estima dela fosse trabalhada desde cedo e foi isso que a gente fez”, diz a mãe. “Meu cabelo é lindo, dá pra fazer muita coisa nele”, diz Elis, enumerando os penteados que pode fazer.

elis - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Nas letras do funk, a fala é direta: “Eu já tô cansada dessa ideia de racismo / Eu não tô de mimimi, fale o que quiser, nem ligo”.

Para Renata, o objetivo de educar Elis acabou sendo complementado pelo retorno que elas têm de outras crianças. 

“Quando recebe o feedback de uma criança que fala, ‘adorei seu clipe, estou muito feliz, porque ninguém mais vai falar que eu sou macaca’, eu fico muito emocionada”, diz a mãe.

*Colaborou Maurício Dehò