Topo

Sambista Ivone Lara morre aos 97 anos no Rio de Janeiro

Dona Ivone Lara é a homenageada da vez no álbum Sambabook, com show no Auditório Ibirapuera - Guto Costa
Dona Ivone Lara é a homenageada da vez no álbum Sambabook, com show no Auditório Ibirapuera Imagem: Guto Costa

Do UOL, em São Paulo

17/04/2018 00h31

A sambista Ivone Lara, popularmente conhecida como Dona Ivone Lara, morreu aos 97 anos vítima de uma parada cardiorrespiratória, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (16). A informação foi confirmada pelo UOL junto a familiares.

Internada há duas semanas no CTI da Coordenação de Emergência Regional, no Leblon, zona sul do Rio, a sambista teve uma piora no estado de saúde na tarde desta segunda. A cantora lutava contra uma infecção renal, com complicações causadas pela idade.

"Ela estava internada já há algum tempo, hoje teve uma queda brusca de pressão e, em seguida, uma parada cardíaca por volta das 22h", explicou o neto André Lara em entrevista ao UOL, por telefone. Segundo Lara, ainda não há informações sobre o horário do velório, o que deve ser resolvido pela família somente na manhã desta terça.

Leia também:

Em agosto do ano passado, a cantora já havia sido internada no mesmo hospital com crise de hipoglicemia.

Dona Ivone Lara completou 97 anos na última sexta-feira (13). Conhecida como "Rainha do Samba" ou "Grande Dama do Samba", Ivone é autora de sucessos como "Sonho Meu", em parceria com Délcio Carvalho, e tem 19 discos gravados --o primeiro deles, "Sambão 70", foi gravado em 1970 aos 49 anos.

Aos 56, Dona Ivone se aposentou e passou a dedicar-se exclusivamente à carreira artística. Suas músicas foram interpretadas por nomes importantes da música brasileira, como Maria Bethânia, Elba Ramalho, Criolo, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan.

Se apresentou em países da África, Europa e da América Latina. Em 2002, recebeu o Prêmio Caras de Música na categoria Melhor Disco de Samba, com o CD Nasci para Sonhar e Cantar

Em 2012, a cantora e compositora foi homenageada pela escola de samba Império Serrano com o enredo: "Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba", que fazia alusão a um sucesso da artista. 

Veja a repercussão e homenagens: