Entretenimento

Nobel de Literatura, Mo Yan ganhará parque temático na China

Fredrik von Erichsen/Efe
Escritor chinês Mo Yan vence o Nobel de Literatura 2012 Imagem: Fredrik von Erichsen/Efe

18/10/2012 09h47

Pequim, 18 out (EFE).- As autoridades de Gaomi, cidade natal de Mo Yan - prêmio Nobel de Literatura 2012 -, planejam fazer um investimento milionário para criar um parque temático em homenagear ao escritor, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Segundo o jornal "Beijing News", que não especificou se as autoridades tiveram aprovação do escritor, a chamada "Zona para a Experiência Cultural Mo Yan" contará com um investimento de mais de US$ 100 milhões e será construído em uma áreas de lazer da cidade, situada no nordeste da China.

A ideia é transformar Gaomi, onde Mo Yan continua se resguardando do assédio da imprensa, em um verdadeiro centro turístico, já que a maioria das histórias do escritor se ambienta nesta cidade e esmiúça a vida do campesinato da província de Shandong.

Em homenagem à obra mais famosa de Mo Yan, "Red Sorghum: A Novel of China" - que inspirou o filme "Sorgo Vermelho", do diretor Zhang Yimou -, as autoridades pensam em plantar 650 hectares deste tipo de grão, uma iniciativa que, inclusive, resgatará uma tradição que já havia se perdido.

Mo Yan ("Não Fale", em mandarim), que, na verdade, se chama Guan Moye, se tornou uma verdadeira febre no país asiático desde que ganhou Nobel de Literatura há uma semana. Aliás, Mo Yan é considerado o primeiro autor chinês a ganhar prestigiado prêmio, já que o vencedor do ano 2000, Gao Xingjian, é naturalizado francês e bastante crítico ao regime comunista.

Enquanto a população segue a procura de tudo relacionado ao autor, Mo Yan - que antecipou o lançamento de seu último livro por conta do prêmio e causou um grande furor nas lojas de Pequim - se resguarda de sua meteórica popularidade e quase não faz declarações à imprensa.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo