Nobel de Literatura, Mo Yan ganhará parque temático na China
Pequim, 18 out (EFE).- As autoridades de Gaomi, cidade natal de Mo Yan - prêmio Nobel de Literatura 2012 -, planejam fazer um investimento milionário para criar um parque temático em homenagear ao escritor, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
LEIA MAIS
- Escritor chinês Mo Yan vence o Nobel de Literatura 2012
- Nobel de Literatura 2012 abandonou os estudos na quinta série devido à Revolução Cultural
- Mo Yan, o cronista de um século de turbulências na China
- Liao Yiwu considera Nobel de Literatura 2012 um "canalha" a serviço do regime chinês
- Nobel de Literatura 2012 responde dissidentes e defende concepção de Mao sobre arte
- Dissidente chinês chama vencedor de Nobel de Literatura de "poeta de Estado"
- Novo livro de prêmio Nobel de Literatura é sucesso de vendas na China
Segundo o jornal "Beijing News", que não especificou se as autoridades tiveram aprovação do escritor, a chamada "Zona para a Experiência Cultural Mo Yan" contará com um investimento de mais de US$ 100 milhões e será construído em uma áreas de lazer da cidade, situada no nordeste da China.
A ideia é transformar Gaomi, onde Mo Yan continua se resguardando do assédio da imprensa, em um verdadeiro centro turístico, já que a maioria das histórias do escritor se ambienta nesta cidade e esmiúça a vida do campesinato da província de Shandong.
Em homenagem à obra mais famosa de Mo Yan, "Red Sorghum: A Novel of China" - que inspirou o filme "Sorgo Vermelho", do diretor Zhang Yimou -, as autoridades pensam em plantar 650 hectares deste tipo de grão, uma iniciativa que, inclusive, resgatará uma tradição que já havia se perdido.
Mo Yan ("Não Fale", em mandarim), que, na verdade, se chama Guan Moye, se tornou uma verdadeira febre no país asiático desde que ganhou Nobel de Literatura há uma semana. Aliás, Mo Yan é considerado o primeiro autor chinês a ganhar prestigiado prêmio, já que o vencedor do ano 2000, Gao Xingjian, é naturalizado francês e bastante crítico ao regime comunista.
Enquanto a população segue a procura de tudo relacionado ao autor, Mo Yan - que antecipou o lançamento de seu último livro por conta do prêmio e causou um grande furor nas lojas de Pequim - se resguarda de sua meteórica popularidade e quase não faz declarações à imprensa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.