PUBLICIDADE
Topo

Banda lésbica Sapataria ironiza expulsão de banheiro público em videoclipe

Banda punk/hardcore Sapataria lançam primeiro clipe da carreira - Marina Ciccone
Banda punk/hardcore Sapataria lançam primeiro clipe da carreira Imagem: Marina Ciccone
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

15/09/2019 00h01

Desde 2016 a banda paulistana Sapataria vem se apresentando no circuito independente de São Paulo. Em abril, as meninas tocaram no mesmo evento que a banda punk rock feminista russo Pussy Riot.

Para comemorar um ano de lançamento do EP homônimo, elas lançam o clipe de estreia "M.S.B. (Movimento das Sem Banheiro)". A letra relata em primeira pessoa a situação de quando as integrantes foram expulsas de um banheiro feminino por serem confundidas com homens. No clipe, ironizam esse fato e mandam a mensagem "Se não nos querem no banheiro, então vamos levar ele conosco".

Gravado no centro de São Paulo, com uma equipe 100% feminina, as integrantes que fazem questão de dizer que são lésbicas e feministas, andam com uma privada de rodinhas pelo Minhocão, praça Roosevelt e outros pontos icônicos da cidade, sob os olhares dos curiosos.

"Curiosamente, os olhares que as pessoas fizeram pra gente andando com a privada é o mesmo que recebemos toda vez que entramos em um banheiro feminino", diz a vocalista Zu.

Sapataria é formada por Zu Medeiros (vocal), Marina Garcia (guitarra), Dan Cox (baixo) e Isa Miranda (bateria). Nas temáticas cantadas pela banda, destacam-se o combate ao preconceito familiar, a auto-aceitação e a crítica sobre situações opressoras cotidianas, como a expulsão de um banheiro público.

Hoje (15), elas tocam no Oxigênio Festival ao lado de nomes como Francisco el Hombre, Far From Alaska, Cólera e outros.

Veja abaixo o line up do Oxigênio Festival:

Sexta-feira - 13.09
CPM 22, Dead Fish, Bayside Kings, Teco Martins & Sala Espacial e O Inimigo.
Quem mais toca? Sugar Kane, Codinome Winchester, Cefa e Emmercia.

Sábado - 14.09
Ratos de Porão e Zumbis do Espaço.
Quem mais toca? Braza, Supercombo, Big Up, Pense, Terra Celta, Gloria, Rivets, O Bardo e o Banjo, Rumbora, Nervosa, Molho Negro, The Mönic e Nemodes.

Domingo - 15.09
Autoramas e Armada
Quem mais toca? Francisco el Hombre, Far From Alaska, Strike, Esteban, Dibob, Granada, Cólera, Darvin, Violet Soda, Charlotte Matou um Cara, Wiseman e Sapataria.

Oxigênio Festival
Quando: 13, 14 e 15 de setembro de 2019
Onde: Via Matarazzo - Av. Francisco Matarazzo, 746 - São Paulo - SP
Inf: https://www.facebook.com/events/340058723359517

Entretenimento