Topo

Banda lésbica Sapataria ironiza expulsão de banheiro público em videoclipe

Banda punk/hardcore Sapataria lançam primeiro clipe da carreira - Marina Ciccone
Banda punk/hardcore Sapataria lançam primeiro clipe da carreira Imagem: Marina Ciccone

15/09/2019 00h01

Desde 2016 a banda paulistana Sapataria vem se apresentando no circuito independente de São Paulo. Em abril, as meninas tocaram no mesmo evento que a banda punk rock feminista russo Pussy Riot.

Para comemorar um ano de lançamento do EP homônimo, elas lançam o clipe de estreia "M.S.B. (Movimento das Sem Banheiro)". A letra relata em primeira pessoa a situação de quando as integrantes foram expulsas de um banheiro feminino por serem confundidas com homens. No clipe, ironizam esse fato e mandam a mensagem "Se não nos querem no banheiro, então vamos levar ele conosco".

Gravado no centro de São Paulo, com uma equipe 100% feminina, as integrantes que fazem questão de dizer que são lésbicas e feministas, andam com uma privada de rodinhas pelo Minhocão, praça Roosevelt e outros pontos icônicos da cidade, sob os olhares dos curiosos.

"Curiosamente, os olhares que as pessoas fizeram pra gente andando com a privada é o mesmo que recebemos toda vez que entramos em um banheiro feminino", diz a vocalista Zu.

Sapataria é formada por Zu Medeiros (vocal), Marina Garcia (guitarra), Dan Cox (baixo) e Isa Miranda (bateria). Nas temáticas cantadas pela banda, destacam-se o combate ao preconceito familiar, a auto-aceitação e a crítica sobre situações opressoras cotidianas, como a expulsão de um banheiro público.

Hoje (15), elas tocam no Oxigênio Festival ao lado de nomes como Francisco el Hombre, Far From Alaska, Cólera e outros.

Veja abaixo o line up do Oxigênio Festival:

Sexta-feira - 13.09
CPM 22, Dead Fish, Bayside Kings, Teco Martins & Sala Espacial e O Inimigo.
Quem mais toca? Sugar Kane, Codinome Winchester, Cefa e Emmercia.

Sábado - 14.09
Ratos de Porão e Zumbis do Espaço.
Quem mais toca? Braza, Supercombo, Big Up, Pense, Terra Celta, Gloria, Rivets, O Bardo e o Banjo, Rumbora, Nervosa, Molho Negro, The Mönic e Nemodes.

Domingo - 15.09
Autoramas e Armada
Quem mais toca? Francisco el Hombre, Far From Alaska, Strike, Esteban, Dibob, Granada, Cólera, Darvin, Violet Soda, Charlotte Matou um Cara, Wiseman e Sapataria.

Oxigênio Festival
Quando: 13, 14 e 15 de setembro de 2019
Onde: Via Matarazzo - Av. Francisco Matarazzo, 746 - São Paulo - SP
Inf: https://www.facebook.com/events/340058723359517