Topo

Meirelles critica governo Bolsonaro, mas elogia Regina: "Pode ser solução"

Do UOL, em São Paulo

04/02/2020 00h16

Diretor do filme "Dois Papas", indicado a três Oscars, Fernando Meirelles palpitou sobre a situação política do Brasil e afirmou que opções do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) têm sido "desastrosas", principalmente nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Cultura.

"Sou muito crítico ao governo Bolsonaro, principalmente nas áreas que quando vou votar em alguém, penso: Educação, Meio Ambiente e Cultura. E são áreas completamente desastrosas nesse governo", afirmou Meirelles, durante entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, exibida na noite de hoje.

"A gente pode até ter um bom momento econômico, por um período, mas um país não é [só] uma economia. O país tem que pensar no futuro, preparar a próxima geração, preservar seu mar, praias, rios, se não você não constrói o futuro. Não pode pensar o país para 4 anos, um mandato. E esse governo parece que não pensa a longo prazo", completou o cineasta, que declarou ser simpatizante do partido REDE, de Marina Silva.

Apesar das críticas a Bolsonaro, Meirelles disse que a indicação de Regina Duarte a Secretaria da Cultura pode ser a "solução"

"Até esse ano não rolou muita racionalidade, por isso a gente continua dando volta no rabo. Agora, por mais que discorde da visão política, com Regina Duarte sendo nossa secretária da Cultura, acho que pode ser a solução. Evidente, por mais que a gente não concorde com as opiniões, ela tem uma ligação com a classe artística, sabe a importância do cinema, sabe como é o trabalho, a indústria que tem por trás. Eu discordo dela, mas como o Ratzinger lá, eu discordo do que você fala, mas talvez você possa ser a pessoa certa. Regina Duarte pode talvez ser a pessoa certa neste momento", concluiu.