Topo

"Levo o personagem tão a sério quanto Shakespeare", diz Downey Jr. sobre "Homem de Ferro 3"

Estéfani Medeiros

Do UOL, em San Diego (EUA)

14/07/2012 20h33Atualizada em 15/07/2012 15h37

Estrela de um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, "Os Vingadores", Robert Downey Jr. foi à San Diego Comic-Con neste sábado (14) para dar pistas de sua nova jornada como Tony Stark -- "Homem de Ferro 3".

Ator indicado ao Oscar, que iniciou a carreira com filmes mais "artísticos", Downey parece não se incomodar em aceitar o papel de super-heróis. "Levo o personagem tão a sério quanto Shakespeare", disse.

Em evento para a imprensa realizado antes do anúncio oficial para os fãs, Downey foi questionado se o sucesso de "Os Vingadores" influencia a nova produção. "Era a equipe certa, a hora certa, o diretor certo . Acho que agora é a mesma coisa, mas sei mais sobre os quadrinhos", afirmou.

No painel, Downey entrou fazendo tipo pelo corredor central do Hall H, de óculos escuros e vestido com a luva do Homem de Ferro, para delírio dos fãs. 

Uma das grandes revelações sobre o filme foi exibida em um teaser da produção, cuja última cena revelou quem será o antagonista de Tony Stark: o Mandarin, interpretado por Ben Kingsley. 

Outra novidade do filme é um Tony Stark com menos humor e traços mais sombrios. "Será o mesmo herói, o mesmo bêbado e a mesma doença, mas gostamos de mostrar seu lado mais sombrio", completou o ator sobre a nova fase de Stark.  

"Não que esse seja um filme mais sério, mas queremos dar mais seriedade aos personagens", completou o diretor Shane Black (roteirista de "Máquina Mortífera").  "Queremos mostrar o mito por trás da história."

Black, que assume o lugar de Jon Favreau (diretor dos filmes anteriores, que volta à franquia para atuar), comentou a tarefa que tem pela frente: "Você tem que encontrar uma forma de continuar seguindo, de mostrar que a história não foi completamente contada", afirmou.

Apesar de todo o sucesso que conquistou trabalhando para a Marvel, Downey Jr. fez suspense sobre suas futuras atuações como herói. "Agora estou me divertindo, o futuro é incerto", despistou.

Já Favreau contou que está confortável atuando e produzindo. "Antes eu chegava no estúdio e ficava tenso, me sentia como um grande pai, mas agora chegou e simplesmente me divertido."

Diretor comete gafe em resposta para fã

Durante a sessão de perguntas e respostas, uma adolescente da ilha de Guam perguntou quando fariam lançamento do filme em sua cidade. Downey foi gentil e disse que o anúncio oficial desta Comic-Con era a coletiva em Guam. Black, no entanto, foi indelicado e disse que iriam, caso não estivesse acontecendo uma guerra.  

"Homem de Ferro 3" tem estreia prevista para abril de 2013 e também terá no elenco Rebeca Hall e Guy Pearce.