Topo

Elba Ramalho fecha folia do Recife pela 15ª vez e consolida bloco em SP

A cantora Elba Ramalho durante o 41º desfile do Bloco Galo da Madrugada no ano passado - Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
A cantora Elba Ramalho durante o 41º desfile do Bloco Galo da Madrugada no ano passado Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

14/02/2020 14h36

A cantora Elba Ramalho é há muito tempo símbolo do Carnaval. Há 15 anos, ela tem a missão de fechar a folia pernambucana no Marco Zero. E neste ano, Elba comanda pelo terceiro ano consecutivo o bloco Frevo Mulher, em São Paulo.

Acompanhada por uma banda composta por 10 músicos, a cantora fará uma homenagem à capital paulista cantando clássicos do Demônios da Garoa, Titãs, além de frevos famosos e ritmos do Carnaval do Brasil prometem empolgar o folião na tarde de amanhã (14). A concentração está marcada para às 13h30, no Parque do Ibirapuera.

Elba surgirá com um body com pedrarias nas cores da bandeira paulista assinado pelo estilista carioca Alex de Castro.

A cantora conversou com a coluna e contou como se prepara para a maratona momesca e como é comandar uma das mais tradicionais festas do Nordeste.

Adriana: Há 15 anos você é responsável pelo encerramento do Carnaval do Recife no Marco Zero. Nesses anos todos quais momentos você lembra com mais carinho?
Elba Ramalho:
É muito difícil dizer pois o público é sempre maravilhoso. Tanto é que gravei um DVD ao vivo em 2010, lá no Marco Zero. Eu tenho uma lembrança muito especial de 2015, junto com Naná Vasconcelos. Sempre é muito emocionante, sei que o público está cansado depois de tantos dias de festa, mas ninguém fica parado. A energia é contagiante.

Você é uma artista do Carnaval. Com qual folia do Brasil você mais se identifica e por que?
Eu diria que sou uma artista das festas tipicamente brasileiras. Eu canto ritmos autenticamente brasileiros e me identifico totalmente com estes ritmos. No Rio, não existe festa sem samba. Na Bahia, o Axé não deixa ninguém parado. O frevo de Pernambuco é algo que não tem explicação, eu adoro. O boi do Maranhão, as guitarradas do Pará. O Brasil é um imenso manancial de boa música. O carnaval de São Paulo vem crescendo a cada ano, e sou suspeita para escolher apenas uma folia. No meu repertório cabem todos os ritmos, seja no palco ou no trio elétrico, eu quero é cantar, me divertir e levar alegria para todos.

O bloco Frevo Mulher também já se tornou uma tradição em São Paulo. Como você vê o crescimento do Carnaval paulista?
Sim, isto demonstra o quanto as pessoas precisam se divertir e o quanto gostam de carnaval. São Paulo é uma cidade incrível que sabe receber pessoas de todas as partes do Brasil. Era só uma questão de tempo para que o carnaval de São Paulo tivesse o seu devido reconhecimento. Tenho a felicidade de comandar o Trio Frevo Mulher que já se tornou um dos meus momentos preferidos do carnaval. Eu canto "Demônios da Garoa ", Titãs, "Adoniram Barbosa" ; é um cardápio musical incrível em São Paulo.

Você acha que o paulista sabe brincar o Carnaval ou precisa aprender ainda com os nordestinos? Qual dica você daria para eles?
Alguém já disse: Se não fossem os nordestinos, em São Paulo não tinha arranha céu. São Paulo é a cidade de todos os povos, não precisa aprender nada com ninguém. Música é a linguagem universal e não existem regras para se divertir. Respeito mútuo não é uma regra, é uma obrigação. A dica que eu tenho para dar é que brinquem bastante, com segurança e de forma saudável.

Como é sua rotina durante a folia já que está cada dia em um canto do país?
É puxado, costumo dizer que cantar é a parte fácil do meu trabalho. Difícil mesmo sãs as viagens, aeroportos, voos longos e estradas. Cantar é a melhor parte. O público me alimenta a cada show. Tenho muito respeito por alguém que deixa o conforto de sua casa para me assistir.

Como prepara a voz e o corpo para aguentar a maratona?
Procuro manter uma alimentação saudável, pratico yoga , faço aulas de canto e gosto muito de correr na areia da praia. Peguei Chikungunia durante o São João do ano passado, ainda sinto dores nas articulações e vou para o sacrifício em determinadas situações. Mas tudo vale a pena, quando você tem uma plateia querendo participar, cantar e dançar.

Como será seu 2020 após o Carnaval? Prepara algo inédito?
Depois do carnaval eu vou tirar duas semanas para descansar e ficar com a família. Já tenho uma agenda intensa de shows e vou lançar um DVD que foi gravado no São João , em Campina Grande. Tenho planos de lançar algo inédito sim, bons projetos não me faltam, só preciso escolher e arrumar tempo. No momento, o meu foco é no carnaval.

Veja abaixo a agenda de Elba no Carnaval 2020

Dia 15 de fevereiro - Sábado
Das 13h30 ás 15h30 em São Paulo: Elba comanda o Trio Frevo Mulher no Parque do Ibirapuera
23h30 em Recife - Elba faz show no Baile Municipal do Recife que abre oficialmente o Carnaval da cidade

Dia 16 de Fevereiro em João Pessoa-PB - Domingo
20h - Elba arrasta multidão em seu trio no Bloco As Virgens de Tambaú

Dia 22 de fevereiro - Sábado de Zé Pereira
9h - Elba em seu trio encara sete horas de desfile cantando, frevando e botando todo mundo pra dançar no tradicional Clube de Máscaras Galo da Madrugada nas principais ruas do Centro do Recife.
Meia-noite - show no palco principal do frevo na cidade de Goiana - PE

Dia 23 de fevereiro - Domingo
14h - em Olinda (PE) show no Carvalheira na Ladeira
23h - show no Polo de Casa Amarela em Recife

Dia 24 de fevereiro - Segunda-feira
16h - Show na cidade de Bezerros-PE

Dia 25 de fevereiro no Marco Zero em Recife e Paudalho- PE
16h - show na cidade de Paudalho-PE
Meia-noite - Elba pela décima quinta vez consecutiva encerra o tradicional Carnaval do Recife com show especial celebrando seu debut com direito a surpresa para o público.

Dia 29 de fevereiro Rio de Janeiro - Sábado
22h - Elba faz show no Camarote Folia Tropical na Marquês de Sapucaí