Topo

Bob Dylan vai expor novas obras de arte em galeria de Londres

22.jul.2012 - O músico Bob Dylan faz show em Carhaix-Plouguer, na França - Fred Tanneau/AFP
22.jul.2012 - O músico Bob Dylan faz show em Carhaix-Plouguer, na França Imagem: Fred Tanneau/AFP

05/08/2013 15h34

Novos retratos a pastel pintados pelo cantor norte-americano Bob Dylan serão exibidos pela primeira vez na National Portrait Gallery, em Londres, no próximo mês, anunciou a galeria nesta segunda-feira (5).

As 12 novas obras da exibição "Bob Dylan Face Value" representam os mais recentes retratos feitos pelo cantor de "Blowin 'in the Wind", que faz esboços e desenhos desde a infância, mas só começou a apresentá-los em exibições há seis anos.

"Bob Dylan é uma das figuras culturais mais influentes do nosso tempo", disse a diretora da National Portrait Gallery, Sandy Naime, em comunicado.

"Estou muito feliz por agora podermos compartilhar esses 12 desenhos que foram disponibilizados para a exposição na National Portrait Gallery", acrescentou.

Os retratos representam personagens, com uma amálgama de características que Dylan recolheu da vida, da memória e de sua imaginação, em representações de pessoas reais e fictícias.

Dylan, de 72 anos, já exibiu coleções anteriores de esboços, guaches e aquarelas em outras cidades ao redor do mundo.

Baladas do cantor, como "Blowin 'in the Wind", tornaram-se hinos dos direitos civis e de movimentos contra a guerra nos Estados Unidos, enquanto a inovação musical e a letra cínica de "Like a Rolling Stone" o estabeleceram como um símbolo de contracultura.

(Reportagem de Paul Casciato)