Topo

Documentário de Caetano Veloso é destaque em Veneza

Caetano Veloso no filme Narciso em Férias - Reprodução
Caetano Veloso no filme Narciso em Férias Imagem: Reprodução

07/09/2020 12h16

O documentário "Narciso em Férias", no qual Caetano Veloso relata seu período de prisão durante a ditadura militar, é um dos destaques da programação da 77ª edição do Festival de Veneza desta segunda-feira (07).

A única obra brasileira no evento é exibida na seção "Fuori Concorso" ("Fora de Concurso") e não concorre ao prêmio principal do tradicional festival italiano.

"Eu sempre tive uma memória crítica. Eu gosto muito de relembrar, lembrar aqueles dias ali, mas quando peguei nas mãos aquelas folhas, o verbal do meu interrogatório e os detalhes da minha detenção, dos quais ignorava a existência, não escondo que fiquei muito emocionado", disse através de videoconferência na apresentação da obra.

O documentário foi dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil e apresenta tanto as recordações como as reflexões sobre os 54 dias de cárcere sob a ditadura militar, em 1969, com o pretexto de alterar uma palavra em uma de suas músicas.

Nesta segunda-feira, também será entregue um prêmio de reconhecimento ao compositor e músico Terence Blanchar, autor de inúmeras trilhas sonoras no cinema. Ele receberá a honraria Campari Passion for Film.