Morre Jirí Menzel, diretor tcheco vencedor do Oscar, aos 82 anos
O ator, diretor e roteirista Jirí Menzel, que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro por "Trens Estreitamente Vigiados" (1966), morreu no último sábado aos 82 anos.
A mulher do cineasta, Olga, confirmou a notícia pelo Facebook no domingo. Menzel sofria de meningite e não era visto em público desde 2018, quando fez uma cirurgia cerebral que teve complicações inesperadas.
"Trens Estreitamente Vigiados", que representou a então Tchecoslováquia no Oscar de 1968 e levou a estatueta, contava a história de um jovem maquinista amadurecendo durante a ocupação nazista do país europeu.
Exatamente 20 anos depois da vitória, em 1987, Menzel retornou ao Oscar com a comédia "My Sweet Little Village", que também foi indicada na categoria melhor filme estrangeiro -- perdendo para o longa holandês "O Ataque".
Outros longas de destaque da sua carreira foram "Um Verão Caprichoso" (1968) e "Andorinhas por um Fio" (1969). Seu último filme foi "Donsajni" (2013), sobre membros de uma trupe de teatro vivendo um romance nos bastidores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.