Topo

Suspeito de atacar sede do Porta dos Fundos é preso na Rússia

Eduardo Fauzi é apontado como um dos participantes de ataque com bombas na produtora - Reprodução/YouTube
Eduardo Fauzi é apontado como um dos participantes de ataque com bombas na produtora Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 16h40

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, na tarde de hoje, que Eduardo Fauzi, suspeito de ataque com coquetel molotov à sede da produtora Porta dos Fundos, foi preso pela Interpol no Aeroporto Internacional de Koltsovo, a 1.786 quilômetros de Moscou, na Rússia. Ele será extraditado para o Brasil.

Ao UOL, os advogados de Eduardo Fauzi disseram que não se trata de uma prisão e, sim, "uma apreensão realizada pelas autoridades russas, visando a averiguação da situação dele".

Fauzi estava na Rússia desde dezembro do ano passado, depois de viajar em um voo com destino a Paris para chegar a Moscou, no dia 29 de dezembro.

O atentado na sede do Porta dos Fundos, em Botafogo, na zona sul do Rio, aconteceu na véspera de Natal, em 2019. Na ocasião, o grupo lançou um especial da data em que fazia uma releitura humorística da vida de Cristo na Netflix. Na gravação, Deus tinha um caráter de mentiroso e Jesus tinha um relacionamento homoafetivo.

O prédio, localizado na zona sul, foi alvo de bombas e chegou a ter um princípio de incêndio, que foi controlado.

Eduardo Fauzi foi reconhecido em uma das gravações de câmeras de segurança que captaram a ação. Ele teve mandado de prisão expedido pela Justiça, mas viajou para Moscou um dia antes.

A Polícia Civil pediu para incluir o nome dele na lista de foragidos da Interpol.

"Se Interpol vier, vão me levar com sorriso nos lábios"

Em fevereiro, Fauzi afirmou em entrevista ao jornal "Extra" que se a Interpol viesse, iria levá-lo com sorriso nos lábios.

"Não fiz nada de errado e não tenho que ter medo de nada. Pelo contrário, tenho fé e orgulho do homem que sou e das coisas que fiz. Se a Interpol [polícia internacional] vier, vão me achar confiante e seguro, e vão me levar com um sorriso nos lábios e de cabeça erguida", disse Fauzi.

Na ocasião, o jornal publicou ainda fotos de Fauzi dançando no que parece ser uma boate russa. Nas imagens, ele dança com uma bailarina de origem russo-israelense com quem ele tem um relacionamento e um filho de três anos.

Defesa de Fauzi

Em nota enviada ao UOL, os advogados de Eduardo Fauzi disseram que não se trata de uma prisão e, sim, "uma apreensão realizada pelas autoridades russas, visando a averiguação da situação dele".

"O escritório ROR Advocacia Criminal, com sede em Santa Catarina, responsável pela defesa de Eduardo, Fauzi Cerquize, informa que está acompanhando os trâmites do procedimento movido pela polícia Civil do Estado Rio de Janeiro. Que no tocante as informações de que Eduardo estaria preso, ressaltamos que não trata-se de prisão e sim de uma apreensão realizada pelas autoridades russas, visando a averiguação da situação dele. Não há confirmação sobre o procedimento de extradição pela autoridade brasileira competente. Por fim, ressaltamos que há pendente a análise de pedido de Habeas Corpus Criminal, visando assegurar a integral liberdade de Eduardo, junto ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília/DF. Por outro lado, a defesa lamenta a morosidade na conclusão das investigações, não se sustentando o decreto prisional, por total ausência de provas sobre a justa causa penal", diz a nota, que é assinada pelos advogados Dr. Bruno Ribeiro da Silva, Dr. Diego Rossi Moretti e Dr. Jonas de Oliveira.

A assessoria da produtora Porta dos Fundos comemorou a prisão de Fauzi e pediu a punição dos outros quatros procurados envolvidos no ataque à sede.

"O Porta dos Fundos espera que essa prisão venha acelerar a identificação e a punição dos outros quatro procurados pelo ataque à sede do grupo. Acabar com a impunidade é extremamente necessário para a construção de uma sociedade mais justa."