Topo

'Duna': Timothee Chalamet gravou no mesmo deserto de 'Perdido em Marte'

Timothee Chalamet e Rebecca Ferguson em cena de "Duna"; filme deve estrear em dezembro - Divulgação/Vanity Fair
Timothee Chalamet e Rebecca Ferguson em cena de 'Duna'; filme deve estrear em dezembro Imagem: Divulgação/Vanity Fair

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 09h23Atualizada em 31/08/2020 10h43

O filme de ficção científica "Duna" só chegará aos cinemas em dezembro. Mas o diretor Denis Villeneuve deu alguns detalhes sobre as gravações da obra inspirada no livro de Frank Herbert, em entrevista ao site da revista Empire.

Uma das revelações é que o deserto usado nas gravações já foi visto nas telonas. Trata-se do Wadi Rum, localizado na Jordânia, que já foi cenário de outras produções cinematográficas, como "Perdido em Marte" e "Planeta Vermelho".

Tudo real

Villeneuve dispensou usar o recurso de "chroma keying" — as telas verdes — para fazer cenas no deserto com o personagem Paul Atreides, interpretado por Timothee Chalamet.

Aquela parte do Wadi Rum é tão inspiradora que você pode muito bem estar sendo perseguido por aquele penhasco ao fundo. Não era uma tela verde nem nada. Essa é uma das partes mais emocionantes do livro e do filme
Denis Villeneuve sobre as gravações no deserto

Em uma das cenas, Paul aparece ao lado de Chani, uma figura misteriosa que aparece em seus sonhos, vivida por Zendaya. Segundo a revista, os olhos dela aparecem brilhando por estar em exposição ao recurso precioso do planeta.

Ainda não sabe a história? A gente conta.

Paul é um jovem herdeiro de uma família. Ele tem que sair do seu planeta natal para o mundo de Arrakis, onde tem a tarefa de liderar as missões de mineração em busca do elemento precioso "Spice".

É vivendo no planeta que as dificuldades e surpresas começam a aparecer: vermes gigantes que vivem no subterrâneo, a figura de Chani nos sonhos de Paul e a oposição do Barão Vladimir (Stellan Skarsgard), liderando a família Harkonne.

Nem tudo tão fictício assim...

Em abril, o diretor Villeneuve afirmou que a mensagem do filme era completamente atual no mundo em que vivemos.

É a história de um planeta sendo explorado à exaustão por seus recursos naturais. A Terra está mudando, e a gente terá que se adaptar
Denis Villeneuve sobre a relação do filme com a realidade