Topo

'Duna': novas fotos revelam visuais de Zendaya, Jason Momoa e mais astros

Novas fotos de "Duna" - Divulgação/Vanity Fair
Novas fotos de 'Duna' Imagem: Divulgação/Vanity Fair

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 08h19

"Duna" ganhou novas fotos hoje, após revelar a primeira imagem de Timothee Chalamet como o protagonista Paul Atreides na manhã de ontem. As fotos, reveladas pela Vanity Fair, focam em coadjuvantes como Zendaya, Jason Momoa e Rebecca Ferguson, entre outros astros que povoam a trama.

O filme de Denis Villeneuve ("Blade Runner 2049") chega aos cinemas em dezembro. Ele será uma adaptação da primeira metade do livro de Frank Herbert, um clássico da ficção científica — a segunda parte do livro será transformada em filme depois, em sequência que ainda não tem data de estreia.

Para recriar a obra épica de Herbert nos cinemas, Villeneuve e seus parceiros de roteiro Eric Roth e Jon Spaiths fizeram algumas mudanças chave. A história continua essencialmente a mesma: Paul (Chalamet), o jovem herdeiro de uma família aristocrática, sai do seu planeta natal para o inóspito mundo de Arrakis, onde deve ajudar a liderar os esforços de mineração de um elemento precioso conhecido como "spice" ("tempero", em inglês).

Por lá, a família Artreides encontra não só dificuldades naturais (como os famosos vermes gigantes que vivem escondidos no subterrâneo do planeta), como também a oposição dos Harkonnen, família liderada pelo Barão Vladimir (Stellan Skarsgard), uma criatura enorme parecida com um rinoceronte, que é recriada com próteses corporais no filme.

"Por mais que eu ame muito o livro, para mim o Barão sempre foi uma quase caricatura", comentou Villeneuve à Vanity Fair. "Eu tentei trazê-lo um pouco para a realidade. Por isso escolhi Stellan para o papel. Ele tem algo de calculista por trás dos olhos, que pode ser muito assustador".

Enquanto isso, os papeis de várias personagens femininas foi expandido. As mulheres de "Duna" incluem mãe de Paul, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), uma poderosa "sacerdote guerreira" capaz de ler pensamentos; Chani (Zendaya), uma figura misteriosa que aparece para o protagonista em sonhos; e a Dra. Liet Kynes (Sharon Duncan-Brewster), uma ecologista e diplomata que, no livro, era um personagem masculino.

O mundo vasto do épico de ficção científica ainda tem espaço para incluir guerreiros (Duncan Idaho e Gurney Halleck, vividos por Jason Momoa e Josh Brolin), brutamontes (Glossu Rabban, interpretado por Dave Bautista), figuras paternas (o Duque Leto Atreides de Oscar Isaac), tribos de nativos (os Fremen liderados por Stilgar, vivido por Javier Bardem) e muito mais.

Para Villeneuve, a mensagem do livro nunca foi tão atual. "É a história de um planeta sendo explorado à exaustão por seus recursos naturais. A Terra está mudando, e a gente terá que se adaptar. É uma história de amadurecimento, mas também chama os jovens à ação por seu planeta", contou.