Topo

Bebel explica pela 1ª vez por que pediu interdição do pai, João Gilberto

Bebel Gilberto em foto com um já recluso João Gilberto - Reprodução/Facebook
Bebel Gilberto em foto com um já recluso João Gilberto Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 11h29

Filha do ícone da bossa nova João Gilberto, que morreu em julho de 2019, Bebel Gilberto se abriu pela primeira vez sobre os motivos de ter pedido interdição do pai, em um caso que se desenrolou por anos e causou problemas dentro da família. Em entrevista à Marie Claire, ela deu sua versão dos fatos e disse que preferiu pedir interdição a ser acusada de abandono de um idoso.

Quem introduziu o assunto foi ela: "Não sei se a gente vai chegar a essa pergunta, mas eu queria falar logo. Por que eu tomei a atitude de interditar meu pai? Isso eu nunca falei".

Bebel afirma que recebia notícias de que o pai estava com a eletricidade cortada e que a mãe, Miúcha, ajudava algumas vezes, mas "ficava meio de saco cheio porque pagava tudo, ele não agradecia, não atendia mais o telefone".

Antes, ele tinha uma vida legal: as contas todas pagas, sabia o quanto tinha no banco. De repente, em 2013, acontece aquela transação com o banco [um empréstimo de R$ 4,7 milhões], e eu descubro como todo mundo, pelos jornais. Eu estava em Nova York, tinha quebrado meu tornozelo, tava com a cabeça ruim, quando recebi um telefonema e a pessoa disse: "Olha, tem que fazer alguma coisa, seu pai está assim, assado, e é uma decisão que os filhos têm de tomar". Quando cheguei, vi que a barra estava pesada. Papai estava abandonado, tudo um caos, e eu não consegui entender por quê. Fui vendo também que ele estava triste"

Bebel afirma que decidiu que era melhor pedir a interdição.

O que eu ia fazer? Continuar fazendo shows em Nova York? Ou o Estatuto do Idoso ia vir atrás de mim e eu ia me ferrar pra sempre por ter abandonado meu pai? O melhor era interditar. Agora, estou tocando no assunto e esclarecendo os detalhes. Não interditei para brigar por dinheiro. Nunca imaginei que meu irmão iria fazer o que fez comigo"

A atitude acabou virando briga com o irmão, João Marcelo.

Ele pirou pra sempre. Estava tão obcecado com a questão da economia, que não conseguia entender que papai estava falido. Eu sempre disse: "Não é possível, tem dinheiro por aí, nem que seja o mínimo pra viver". De fato, tinha. Era só licenciar uma coisa com o Japão, saber por que os direitos dele não eram pagos... Enfim, se desse uma pequena organizada, dava um alívio. Foram sete anos de perrengue, e aí a minha vida se enrolou também. Por que eu falo que o "Tudo" [de 2014] não foi um disco legal de fazer? Porque eu estava ansiosa, tomava remédio pra dormir, não fazia ginástica, não me cuidava, minha vida estava péssima. Eu caí junto com ele"

Ela ainda acrescentou: "Eu quis fazer a minha obrigação de filha e cuidar do meu pai, que não estava bem. E eu sei que as pessoas que diziam que estavam cuidando dele, na verdade, não estavam".

Aborto, maconha e novo disco

Bebel está lançando hoje um novo disco, "Agora". Ela define como uma "avalanche" o período que viveu, com a morte do pai e da mãe, em dezembro de 2018. Mas diz que se encontra num momento mais saudável.

"Faço ginástica, agarro minha cachorra, relaxo da forma que posso. Comecei a fazer terapia agora com uma grande pessoa que está me ajudando, porque tudo é caro, e eu estou sem trabalho. Tento não tomar remédio pra dormir pois sou sensível e já fui dependente. Obviamente, tive pequenas caidinhas, no dia da morte, enterro, mas rapidamente saí fora. Os seis meses entre a morte da mamãe e a do papai foram os piores da minha vida", afirmou ela.

Sobre o passado, revelou já ter feito um aborto. "Ah, anos 80, quem não fez, né? Parecia que era moda. Eu perdi, fiz aborto e sempre quis ter filho e não tive. Acabei não tendo."

Ela também voltou a defender. "Todo mundo sabe que eu sou simpatizante, sou a favor da legalização das drogas. Tenho pavor de cigarro, mas, de vez em quando, dou um trago. (...) Agora, eu recomendar? Dizer que fumo? Não, isso eu nunca vou dizer (risos)."