Topo

'Jurassic World' retoma filmagens com protocolo exemplar e hotel exclusivo

"Jurassic World:Dominion" retoma filmagens com protocolo exemplar e hotel exclusivo para a produção - Reprodução/Instagram @universalpictures
'Jurassic World:Dominion' retoma filmagens com protocolo exemplar e hotel exclusivo para a produção Imagem: Reprodução/Instagram @universalpictures

Do UOL, em São Paulo

13/08/2020 19h03Atualizada em 13/08/2020 20h25

As gravações de "Jurassic World: Dominion" foram retomadas na Inglaterra desde 6 de julho. Quando o assunto é sobre protocolos de segurança contra covid-19, a produção têm sido exemplo para outros grandes estúdios de Hollywood. Com seu manual de mais de 100 páginas, a Universal Studios teve sua estratégia relatada hoje pelo New York Times.

Três testes semanais para os 750 membros da equipe, grandes scanners para checagem de temperatura, refeições seladas a vácuo e um hotel inteiro reservado para a produção são alguns dos aparatos envolvidos na obra de mais de R$ 1 bilhão de orçamento.

Após uma quarentena de 14 dias para funcionários e hóspedes, a circulação dentro do hotel é livre, sem distanciamento social obrigatório nem máscaras. Nele, as pessoas tomam café juntas, vão à academia com direito a personal trainer virtual e piscina liberada. Parte do elenco viajou com equipe própria de cabelo e maquiagem. O ator Jeff Goldblum, por exemplo, levou sua mulher, seus dois filhos pequenos e duas babás.

Nos estúdios, só o contato necessário

A atriz Bryce Dallas Howard, uma das protagonistas da trama, conta que o novo modelo exige que ela faça por si só algumas atividades que eram divididas, como conectar seu microfone antes de filmar e arrumar sua própria cama no hotel, que tem reserva prevista para 20 semanas.

O esquema da Universal também inclui a divisão da produção em duas categorias. A maior delas é formada pelos departamentos que não precisam de acesso ao set durante as filmagens, como construção e adereços. A categoria mais exclusiva, chamada de Zona Verde, inclui o diretor, o elenco e apenas a equipe essencial, como os operadores de câmera e o departamento de som.

Set de filmagem de "Jurassic World: Dominion" pós-parada por causa da covid-19 - Reprodução/Instagram @universalpictures - Reprodução/Instagram @universalpictures
Set de filmagem de "Jurassic World: Dominion"
Imagem: Reprodução/Instagram @universalpictures

O resultado, diz Howard, é comparável a um "cenário fechado", que em tempos pré-pandêmicos era normalmente usado para cenas fisicamente íntimas.

Na Zona Verde, os ambientes são pulverizados com uma substância antiviral antes de cada sessão. As cadeiras em que os atores se sentam entre as tomadas são cercadas por cones laranja para lembrar as pessoas de se manterem socialmente distantes.