Topo

5 vezes em que Michael quis estrelar um grande filme (e no fim conseguiu!)

O cantor norte-americano Michael Jackson - Reprodução
O cantor norte-americano Michael Jackson Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 12h00

Fã de cultura pop e apaixonado por cinema, Michael Jackson tentou estrelar diversos filmes durante a carreira. E a estratégia do "rei do pop" era simples. Quando sabia que algum filme estava sendo feito, ele simplesmente se ofereceria a executivos, diretores e produtores de estúdios, geralmente com a ideia de interpretar um papel específico. Quase nunca deu certo.

Mas Michael, que amou estrelar os musicais "O Mágico Inesquecível" (1978) e "Moonwalker" (1988), simplesmente não desistia

Professor MJ?

Ontem, mais uma das tentativas de Michael veio à tona. Segundo Ralph Winter, produtor-executivo de "X-Men" (2000), Michael tinha o costume de aparecer nos estúdios da Fox para tentar conseguir uma vaguinha na produção. A ideia dele? Pouca coisa: queria interpretar o professor Xavier, papel que acabou ficando com Patrick Stewart. A ideia foi rejeitada pelos produtores, que não viam no cantor o perfil exigido.

Mas esta não foi nem a última vez que ele foi recusado em um filme. Veja abaixo cinco momentos em que isso aconteceu em grandes blockbusters


Michael tentou ser Willy Wonka em "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005)

Ele queria tanto ser o protagonista do filme, repetindo o ídolo Gene Wilder em 1971, que foi além do mero pedido a executivos da Warner. Na época, Michael teria composto até uma trilha sonora completa para o filme, que serviria como moeda de troca. O acordo não deu certo, e o astro desistiu de ceder o material. Como sabemos, Johnny Depp ficou com o papel.

Já se movimentou para participar de Homem-Aranha (2002)

Desta vez, haveria muita grana envolvida. Michael Jackson iniciou uma amizade com o chefe e lenda da Marvel Comics, Stan Lee, com intenção de comprar a editora. As conversas não foram para frente. Lee, inclusive, já inferiu que ele queria comprar os direitos do Homem-Aranha basicamente para ter autonomia para interpretar o próprio Peter Parker no cinema.

Acho que teria sido muito bom [ter Michael Jackson no filme]. Mas devo dizer que Tobey Maguire foi maravilhoso
Stan Lee

Já quis ser o Jar Jar Binks em "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" (1999)

Ahmed Best, o ator que encarnou o polêmico personagem por meio de um sistema de captura de movimento, explicou em uma entrevista que o "rei do pop" se ofereceu para viver Jar Jar, mas de outra forma. "Michael queria fazer, com próteses e maquiagem, ao estilo de 'Thriller'", revelou ele, que soube da história por meio do próprio George Lucas.

Já quis ser seu amado Peter Pan em "Hook - A Volta do Capitão Gancho" (1991)

Michael sempre foi obcecado com Peter Pan —não à toa ele batizou seu rancho de "Neverland"— e a ideia de voar. E, de acordo com o diretor Steven Spielberg, quase conseguiu isso. As negociações chegaram a avançar. O problema: nessa versão, no fim vivida por Robin Williams, Pan é mostrado como um adulto cansado que redescobre a juventude. Esse revisionismo teria desagradado Michael, que desistiu da empreitada.

Tinha a ideia de substituir Will Smith em "Men in Black 2" (2002)

O cantor conversou com executivos da Sony, sua gravadora e estúdio por trás do filme, para tentar entrar em "MIB 2", simplesmente como protagonista. A proposta não colou, claro, já que Wil Smith, era uma dos astros de Hollywood mais rentáveis da época e havia garantido a ótima bilheteria do primeiro longa.

Mas ele conseguiu!

Nem todo o esforço de Michael foi em vão. Para a surpresa de muitos, ele terminou realmente participando na história, mas em uma ponta, como um ET que aparece em uma videochamada e quer desesperadamente entrar no time de agentes secretos. A piada dos roteiristas, certeira, não foi uma mera coincidência.