Topo

Criador da personagem Mafalda, Quino completa 88 anos e recebe homenagens

23.out.2014 - O cartunista Quino ao lado de sua personagem mais famosa, Mafalda - Europa Press via Getty Images
23.out.2014 - O cartunista Quino ao lado de sua personagem mais famosa, Mafalda Imagem: Europa Press via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 12h54

O cartunista argentino Quino, criador da famosa personagem de quadrinhos Mafalda, comemora hoje seus 88 anos de idade. Atualmente, ele vive em Mendoza, sua cidade natal, e é cuidado por seus sobrinhos.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, neste ano ele não poderá comemorar o aniversário se reunindo com o restante da família, que vive em Buenos Aires e em cidades do Chile.

Em comemoração à data, o Ministério da Cultura da província planeja um "abraço virtual" para Quino, com mensagens deixadas por amigos e fãs. Além disso, também será lançado hoje o "Quinopedia", uma espécie de mecanismo de busca interativo que mostra lugares, momentos e histórias sobre a vida do artista.

Já a editora "Ediciones de la Flor", responsável por publicar as tirinhas de Mafalda durante anos na Argentina, parabenizou o cartunista em seu perfil no Twitter. "Hoje comemoramos os 88 anos do nosso querido e emblemático autor", diz a publicação.

Na mesma rede social, os fãs do cartunista aproveitaram a hashtag "#FelizCumpleQuino" para parabenizar o argentino com algumas de suas tirinhas e frases.

Mafalda, a personagem mais famosa de Quino, foi publicada entre os anos de 1964 e 1973. A menina de 8 anos questionava os problemas políticos, de gênero e até científicos, e refletia sobre a mudança do comportamento da sociedade e a introdução da tecnologia no cotidiano daquela época.