PUBLICIDADE
Topo

Joanna Cole, autora de 'O Ônibus Mágico', morre aos 75 anos

Joanna Cole, autora infantil - Reprodução
Joanna Cole, autora infantil Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2020 18h43

A autora de livros infantis Joanna Cole, responsável pela série literária "O Ônibus Mágico" e mais 250 obras, morreu no último domingo (12). A informação foi dada na tarde de hoje pelo site "The Hollywood Reporter". Cole tinha 75 anos, e a causa da morte não foi divulgada.

Ela vendeu cerca de 100 milhões de livros em sua longa carreira como escritora, sendo reconhecida como uma das autoras infantis mais conceituadas do mundo. Cole criou os livros de "O Ônibus Mágico" ao lado do ilustrador Bruce Degen em 1986, e a obra — que teve também dezenas de livros derivados e "spin-offs" — se tornou célebre, ganhando inclusive uma série animada para a televisão.

"Joanna Cole teve o toque perfeito para misturar ciência e história", disse Dick Robinson, presidente e CEO da Scholastic, onde ela e Degen publicaram os livros de "Ô Ônibus Mágico".

"Os livros de Joanna, repletos de informações e humor de partes iguais, tornaram a ciência fácil de entender e divertida para as centenas de milhões de crianças em todo o mundo que leram seus livros e assistiram à série de televisão premiada", ressaltou.

Degen também falou sobre a autora. "Nós nos conhecemos em 1984 no escritório de Craig Walker, o brilhante editor que nos pediu para trabalhar juntos. Nós não nos conhecíamos. No mundo dos livros infantis, muitas vezes não é necessário que ilustrador e escritor se encontrem, mas houve problemas com 'O Ônibus Mágico'", revelou.

"Todas as páginas eram tão complicadas que tínhamos que tomar decisões: como fazer funcionar. Poderia funcionar? E nós fizemos. Juntos. E nos tornamos amigos. O que Joanna significou para o mundo, o que há no mundo por causa dela, é bem conhecido. O que ela significou para mim, eu posso dizer. Todo mundo que a conheceu, trabalhou com ela, a amou, sabe que perda é essa", lamentou.

Em 2017, a Netflix produziu uma temporada especial baseada nos livros, chamada "O Ônibus Mágico Decola Novamente", em homenagem à série animada clássica, produzida entre 1994 e 1998 e que teve Lily Tomlin como dubladora principal.

Recentemente, a Universal Pictures anunciou que vai adaptar a obra mais conhecida de Cole para as telonas. Elizabeth Banks será responsável em interpretar a icônica Ms. Frizzle, e também produzirá o filme ao lado de Max Handelman, Marc Platt, Adam Siegel, Iole Lucchese e Caitlin Friedman, com produção executiva de Alison Small.

"Estamos empolgados de trazer vida à icônica Ms. Frizzle e seu amor por conhecimento e aventura de uma forma fresca e nova que inspire a próxima geração de crianças a explorar a ciência e que apoia os professores dedicados que ajudam a tornar a ciência algo real e acessível para jovens aprendizes todos os dias", disse Lucchese ao falar sobre a adaptação.

Livros e HQs