Topo

Anitta sobre interesse em política: 'Sempre quis mudar as coisas'

Serginho Groisman e Anitta - Reprodução
Serginho Groisman e Anitta Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/07/2020 10h09

Entrevistada pelo apresentador Serginho Groisman no "Altas Horas" de ontem, Anitta comentou sobre sua nova fase, agora interessada e atuante não só na música, mas também em questões da política brasileira. Durante a pandemia, a cantora chamou atenção de fãs e não fãs participando de lives didáticas com a comentarista Gabriela Prioli, da CNN, e debatendo com deputados na internet.

Anitta frisou mais vez que esse interesse crescente nasceu da cobrança por posicionamentos por parte de fãs.

Sempre fui uma pessoa que quis mudar as coisas de alguma maneira, fazer história, fazer diferença. Nunca tinha me interessado por política porque a estrutura do nosso governo faz a gente se desinteressar
Anitta

Anitta e Gabriela - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Anitta e Gabriela
Imagem: Reprodução/YouTube

"[Era] Sempre uma linguagem muito difícil, estudei em escola pública, então não era da minha realidade. Descobri que existia esse interesse quando as pessoas começaram a me cobrar muito. Falei: 'caramba, preciso dar uma opinião, mas não sei nada sobre assunto. Detesto falar coisas que não sei, prefiro ficar calada. Com essa coisa de ter mais tempo, é uma boa oportunidade de aprender e compartilhar esse aprendizado."

Cada vez mais ativa sobre estas questões nas redes sociais, Anitta já se posicionou, por exemplo, sobre a defesa da Floresta Amazônica e dos direitos autorais de artistas. Ela já debateu com o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), relator do chamado "projeto de lei da grilagem", e viu o também deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) retirar uma emenda de medida provisória que sugeria alteração na cobrança de direitos autorais em eventos, devido a pressão dela.

Fiquei muito feliz que consegui mudar dois destinos de duas situações que aconteceriam na lei brasileira nesse momento de covid, em que as pessoas estavam se aproveitando, literalmente, do momento para aplicar certas mudanças nas nossas leis

Anitta comemorou as mudanças e disse estar "surpresa, honrada, feliz e assustada" em contribuir com o debate. "Acho que tenho que continuar nessa missão."