Topo

Apresentador Jimmy Kimmel pede desculpas após antigo episódio com blackface

Jimmy Kimmel está de férias de seu programa e vai comandar o Emmy 2020 - MARIO ANZUONI
Jimmy Kimmel está de férias de seu programa e vai comandar o Emmy 2020 Imagem: MARIO ANZUONI

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 15h11Atualizada em 23/06/2020 15h48

O apresentador Jimmy Kimmel, da emissora norte-americana ABC, fez um pedido de desculpas por comunicado após seguidores o criticarem por uma esquete fazendo uso de blackface em 1996.

O episódio ocorreu quando Kimmel, ainda na Comedy Central, se maquiou e interpretou de maneira ofensiva o ex-jogador de basquete Karl Malone — na época, ele defendia o Utah Jazz. A gravação foi usada em uma esquete do programa "The Man Show".

Jimmy disse que fazia tempo que ele gostaria de abordar o episódio e que relutou, pois "sabia que isso seria comemorado como uma vitória por aqueles que equiparam desculpas a fraqueza e torcem por líderes que usam preconceito para nos dividir".

"Esse atraso foi um erro. Não há nada mais importante para mim do que o respeito, e peço desculpas aos que ficaram genuinamente magoados ou ofendidos pela maquiagem que eu usava ou pelas palavras que falei", escreveu no comunicado veiculado pelo The Hollywood Reporter.

Escalado para apresentar o Emmy 2020, Kimmel continuou seu longo pedido de retratação, mas amenizou a prática racista de blackface citando outras vezes que fez esquetes de artistas famosos. Disse que há pessoas utilizando os episódios para "diminuir" suas "críticas às injustiças sociais e outras".

"Contratamos maquiadores para me fazer parecer o máximo possível com Karl Malone. Eu nunca considerei que isso pudesse ser visto como algo que não fosse uma imitação de um ser humano, algo que não tinha mais a ver com a cor da pele de Karl do que com seus músculos inchados e sua cabeça careca" disse.

O apresentador anunciou no dia 16 que faria uma pausa nas gravações do programa "Jimmy Kimmel Live!" para passar um tempo maior com sua família.